O “ADESTRAMENTO” DA JUVENTUDE RURAL: o modelo educativo da extensão rural para a reprodução do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55962

Palavras-chave:

Adestramento Rural, Educação, Extensão.

Resumo

A proposta deste artigo é discutir alguns aspectos da formação humana aplicados pela extensão rural no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960. A extensão teve como interesse especial à educação da juventude rural, considerada como alvo propício, suscetível e facilmente moldável não só para a assimilação e incorporação do pacote tecnológico em decorrência do Imperialismo europeu e estadunidense, mas também para a preparação da força de trabalho necessária para o desenvolvimento do capitalismo no campo. A extensão seguiu o modelo difusionista de técnicas e tecnologias e a ideologia do “aprender a fazer fazendo”, característico da sociologia rural estadunidense, que forjavam seus reais objetivos atrelados a reprodução da sociedade de classes e a manutenção da desigualdade social. A partir da avaliação das práticas da extensão, evidenciou-se um processo de ocultação das contradições do capitalismo no campo. A proposta de melhoria da qualidade de vida da população rural não se efetivou, e a educação rural foi fator central para o convencimento da juventude rural sobre via capitalista como modo de produção necessário.

Biografia do Autor

Cíntia Wolfart, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Doutoranda em Educação no estado de São Paulo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestra em História no estado do Paraná pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon/PR. Integrante do grupo de Estudos Trabalho, Política e Educação Escolar sob orientação da Professora Pós-doutora Maria Cristina dos Santos (UFSCAR).

Marcos Vinícius Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UEG).

Doutor em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon – Paraná. Professor adjunto do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Sudoeste, sede de Quirinópolis/GO.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Wolfart, C., & Ribeiro, M. V. (2021). O “ADESTRAMENTO” DA JUVENTUDE RURAL: o modelo educativo da extensão rural para a reprodução do capital. Periferia, 13(2), 275–302. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55962