EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931

Palavras-chave:

Educação do Campo, Populações Tradicionais, Cultura Camponesa

Resumo

A educação no campo encontra-se ligada à escolarização das populações rurais e, neste cenário campesino, é ela que faz a mediação na prática social de homens e mulheres para conquista da cidadania e acesso à cultura na sociedade. Nosso artigo teve como objetivo discutir a educação no campo refletindo sobre cidadania e cultura na perspectiva marxista. O método é o materialismo histórico-dialético. Além disso, utilizamos a pesquisa descritivo-exploratória, caracterizada como um processo metodológico baseado na seleção criteriosa de material bibliográfico. Os resultados demonstram que a cidadania é um direito inerente aos cidadãos que residem no campo, dado no âmbito das políticas brasileiras, como por exemplo: Brasil (1996). Já a cultura, faz parte da historicidade humana, trazendo em seu bojo os conhecimentos eruditos e os conhecimentos tradicionais herdados pelas populações do campo, como as atividades culturais que também são associadas às experiências que os homens e as mulheres do campo desenvolveram em um meio de vida simbiótico com a terra. Concluímos que ainda existem muitas pesquisas a serem realizadas sobre a temática da cidadania e da cultura na perspectiva das populações que pertencem ao campo, principalmente naquilo que diz respeito às atividades culturais por eles herdadas ou criadas.

Biografia do Autor

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutorando em Educacão pela UFSCar (UFSCar- São Carlos). Mestre em Educacão pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR -Sorocaba). Atualmente faz uso do referencial teórico marxista para analisar e compreender a Educação do Campo, Educação Física adaptada, História da Educação Física, formação de professores e políticas públicas educacionais.

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) , especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas (1995) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e Membro de corpo editorial da RECE.  Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural- Brasil, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico. educação rural- Brasil, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Melo Júnior, A. L. de, & Bezerra Neto, L. (2021). EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA. Periferia, 13(1), 84–100. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931