EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA

Arlindo Lins de Melo Júnior, Luiz Bezerra Neto

Resumo


A educação no campo encontra-se ligada à escolarização das populações rurais e, neste cenário campesino, é ela que faz a mediação na prática social de homens e mulheres para conquista da cidadania e acesso à cultura na sociedade. Nosso artigo teve como objetivo discutir a educação no campo refletindo sobre cidadania e cultura na perspectiva marxista. O método é o materialismo histórico-dialético. Além disso, utilizamos a pesquisa descritivo-exploratória, caracterizada como um processo metodológico baseado na seleção criteriosa de material bibliográfico. Os resultados demonstram que a cidadania é um direito inerente aos cidadãos que residem no campo, dado no âmbito das políticas brasileiras, como por exemplo: Brasil (1996). Já a cultura, faz parte da historicidade humana, trazendo em seu bojo os conhecimentos eruditos e os conhecimentos tradicionais herdados pelas populações do campo, como as atividades culturais que também são associadas às experiências que os homens e as mulheres do campo desenvolveram em um meio de vida simbiótico com a terra. Concluímos que ainda existem muitas pesquisas a serem realizadas sobre a temática da cidadania e da cultura na perspectiva das populações que pertencem ao campo, principalmente naquilo que diz respeito às atividades culturais por eles herdadas ou criadas.


Palavras-chave


Educação do Campo; Populações Tradicionais; Cultura Camponesa

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540