SABERES DO RITUAL DA MOÇA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO TEMBÉ, NO TERRITÓRIO DO GUAMÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.55900

Palavras-chave:

Saberes Indígenas, Rituais Tembé, Festa do Moqueado, Território do Guamá, Aldeia Sede.

Resumo

O ritual de passagem, enquanto movimento milenar da cultura indígena, é compreendido como campo privilegiado de construção, circulação e apropriação de saberes que se fazem presentes nos processos de organização, preparação e desenvolvimento do Ritual. Com isso, o objetivo da pesquisa é compreender o saber-fazer Ritual de Passagem da Menina Moça na construção do sujeito Tembé do Alto Rio Guamá, Nordeste paraense. O estudo ocorreu na aldeia Sede, da Terra Indígena do Alto Rio Guamá, Nordeste paraense, onde foi utilizado observação participante, entrevista semi-estruturada, conversas informais e caderno de campo na coleta de dados vinculado aos saberes-fazeres da festa da menina moça Tembé, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo. As observações permitiram perceber um complexo de saberes-fazeres que perpassam pela prática ritual, se fazendo presente uma diversidade de elementos do território, fato que nos mostra a relevância da biodiversidade para a realização e perpetuação do Ritual, onde não é possível pensar o ritual da moça desvinculado do espaço vivido, o qual é determinante para a construção do ser e da cultura Tembé. Portanto, a cerimônia Tembé se mostrou um rico espaço de múltiplos aprendizados, a emersão e apropriação de saberes-fazeres no contexto da organização, no caçar, na extração vegetal, no fazer adornos, na pintura, no preparo dos alimentos, no cantar, no dançar, enfim, os quais contribuíram para a construção dos sujeitos e fortalecimento da cultura Tembé.

Biografia do Autor

Mairon de Sousa Furtado, Discente do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará, campus Belém.

Graduação em Agroecologia e Especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia pelo IFPA, campus Bragança e Mestrado em andamento em Agriculturas Amazônicas pela UFPA, campus Belém.

Atua nas áreas de Geográfia agrária na Amazônia. Campesinato. Agricultura Familiar e Agroecologia. Saberes locais e calendários agrícolas

Edileuza Amoras Pilletti, Docente efetiva do Instituto Federal do Pará - campus Bragança.

Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia - UFPA, campus Bragança, e Doutorado em andamento em Agriculturas Amazônicas - UFPA, campus Belém.

 

Atua na área da Sociologia da Educação, Sociologia Rural, Antropologia e Políticas Públicas com enfoque nos seguintes temas: Educação do Campo, Gênero, Cultura e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Furtado, M. de S., & Pilletti, E. A. (2022). SABERES DO RITUAL DA MOÇA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO TEMBÉ, NO TERRITÓRIO DO GUAMÁ. Periferia, 14(1), 30–52. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.55900

Edição

Seção

Artigos