A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UM RECORTE TEMPORAL DE 2011 A 2015

José Leite dos Santos Neto, Klívia de Cássia Silva Nunes

Resumo


Este estudo tem o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica sobre Educação no Campo no Brasil produzida entre 2011 e 2015 que trazem resultados sobre os ideários pedagógicos que orientam as concepções “do” e “no” campo. O recorte temporal se justifica devido a existência de pesquisas anteriores que trazem dados do período anterior. As discussões e os interesses sobre educação no meio rural têm se tornado alvo de diversos grupos e também utilizadas como parâmetros para a criação de políticas públicas para o campo e a sistematização sobre essa produção se torna fundamental para compreender essa conjuntura. Quanto a metodologia, segue-se os princípios da pesquisa qualitativa e quantitativa com enfoque bibliográfico. Foram utilizados os portais CAPES e La Referencia como base de dados. A partir de um recuo histórico para compreensão da constituição do Movimento Por uma Educação do Campo, a realização desta pesquisa permitiu compreender as concepções pedagógicas que influenciam as práticas pedagógicas de professores em escolas no campo, seguido de um levantamento da produção científica que identificou os interesses de pesquisas dessa área, incluindo as regiões onde são desenvolvidas. 


Palavras-chave


Estado da arte. Produção do conhecimento. Educação no campo. Educação rural.

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55818

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540