ESPAÇOS DE LEITURA EM ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO EM TURMAS MULTISSERIADAS

Autores

  • Marcio José de Lima Winchuar Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná (UNICENTRO) https://orcid.org/0000-0001-9486-3111
  • Leilah Santiago Bufrem Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. https://orcid.org/0000-0002-3620-0632

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55242

Palavras-chave:

Escolas multisseriadas, Escolas do campo, Espaços de leitura, Leitura.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa maior desenvolvida entre os anos de 2017 a 2020. Como recorte, analisa os espaços de leitura em escolas/turmas multisseriadas de Prudentópolis, município paranaense, situado na região Sul do Brasil. Evidencia e problematiza esses espaços, bem como analisa sob quais determinações estão sendo formados os leitores camponeses do município. Realiza pesquisa bibliográfica e de campo, contando com a participação de dezesseis educadores. Como instrumento de produção de dados, utiliza a entrevista semiestruturada e a observação dos espaços de leitura de cinco escolas multisseriadas. A partir da análise de conteúdo, apresenta como eixos de análise os espaços de leitura, categorizando aqueles mais destacados durante a pesquisa em campo: a sala de aula, o cantinho da leitura, a biblioteca de classe e a biblioteca escolar. Conclui que a sala de aula ainda é o principal espaço de leitura em escolas multisseriadas, junto às bibliotecas de classe e aos cantinhos da leitura que integram esse espaço e têm contribuído com a formação de leitores e com a prática docente.

Biografia do Autor

Marcio José de Lima Winchuar, Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2020). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). Licenciado em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa e Pedagogia. Coordenou o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus de Laranjeiras do Sul (2015-2016). Integrante do Grupo de pesquisa Campo, movimentos sociais e Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação e Linguagem, principalmente, em pesquisas que tratam de práticas de leitura em diferentes contextos. Desde 2014 é professor colaborador do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), atuando no curso de Pedagogia, Pedagogia Indígena e Pedagogia do Campo.

Leilah Santiago Bufrem, Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Winchuar, M. J. de L., & Bufrem, L. S. (2021). ESPAÇOS DE LEITURA EM ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO EM TURMAS MULTISSERIADAS. Periferia, 13(1), 217–242. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55242