ESTÁGIO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: A PESQUISA FORMANDO O EDUCADOR DO CAMPO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55241

Palavras-chave:

Ambientes Não Escolares, Estágio, Pesquisa Participante, Transformação Social.

Resumo

O artigo apresenta análises do Estágio Curricular em Ambientes Não Escolares ao longo da trajetória político-educativa do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da UFRB. O curso se estrutura a partir dos princípios da Pedagogia da Alternância que, por sua vez, organiza-se em dois tempos formativos: o Tempo-Universidade (TU) e o Tempo-Comunidade (TC). Ao longo dos sete anos (2013-2020) de existência do curso acumulamos experiências que nos permitem acreditar que o êxito na formação dos (as) discentes requer a integração de métodos e instrumentos específicos que garantam a unicidade dos conhecimentos produzidos no TU e sua aplicação no TC. Assim, objetivamos analisar o alcance da organização do Estágio Curricular, por meio da pesquisa participante, na formação do (a) educador (a) do campo. As análises qualitativas das representações dos (as) discentes sobre este Estágio, bem como a análise de relatórios produzidos pelos mesmos, são os condutores da metodologia empregada. Ressaltamos então que, com a pesquisa participante os discentes estabelecem contato direto com a realidade, possibilitando uma interação que permite construir coletivamente soluções que promovam a transformação social. Como resultado, foi possível constatar que, em se tratando do Estágio em Ambientes Não Escolares da LEdoC, reduzi-lo apenas a uma etapa do aprendizado profissional acabaria por limitar as potencialidades do mesmo, portanto, estruturar o Estágio como uma pesquisa participante contribuiu para superação da dicotomia entre a teoria e prática que, geralmente, permeia esse componente curricular.

Biografia do Autor

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceira com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atuou na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). Anteriormente atuou como docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus de Senhor do Bonfim/BA, quando exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Foi docente da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e atuou em instituições de educação básica. Suas pesquisas perpassam pela constituição dos processos identitários de comunidades indígenas, quilombola e campesinas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Culturas e Identidades, Culturas de Infâncias e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui livro e artigos publicados de sua autoria e em coautoria.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

de Souza, K. P., & Almeida dos Santos Souza, L. D. (2021). ESTÁGIO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: A PESQUISA FORMANDO O EDUCADOR DO CAMPO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Periferia, 13(1), 279–296. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55241