EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENFRENTANDO O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55211

Palavras-chave:

Educação do Campo. Políticas Públicas. Movimentos sociais.

Resumo

A educação do campo, enquanto direito histórico dos camponeses, possibilita as condições de superação da realidade de injustiças que marcam o campo brasileiro. Representa o acúmulo de experiências políticas dos movimentos sociais populares, por uma educação que respeite a diversidade dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, assim como, as condições materiais e subjetivas de vida, por meio da luta por reforma agrária popular. Por outro lado, a educação do campo, enquanto política pública, foi duramente atacada nos últimos anos, reflexo do avanço do discurso ultraconservador que ameaça o conjunto dos povos tradicionais que lutam, trabalham e produzem conhecimento no campo. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo principal resgatar os elementos que sustentam as políticas públicas de educação do campo, fazendo frente ao atual cenário de retrocessos, por meio do fortalecimento dos movimentos sociais, educadores/as do campo, escolas e projetos político-pedagógicos emancipadores. Trata-se de uma apresentação de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com reflexões que contemplem os desafios e estratégias de luta na atualidade, para manutenção das políticas públicas de educação do campo, historicamente conquistadas. O artigo documental foi desenvolvido em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias e decretos acerca das interfaces entre políticas públicas de educação do campo e movimentos sociais. Concluímos que a educação do campo, como práxis libertadora, é utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelos movimentos sociais. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e a luta pela terra.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Título do Projeto: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais no Brasil: as ações do PROCAMPO na formação de educadores. Atuo com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Pedro Clei Sanches Macedo, Técnico em Assuntos Educacionais no IFAP - Instituto Federal do Amapá.

Doutorando em Educação no Programa de Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e
Demandas Populares da UFRRJ; Mestre em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da UFRRJ; membro do grupo de Pesquisa Educação do Campo, Movimentos Sociais e Pedagogia da Alternância da UFRRJ.

Guilherme Goretti Rodrigues, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação no Programa de Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e
Demandas Populares da UFRRJ; membro do grupo de Pesquisa Educação do Campo, Movimentos Sociais e Pedagogia da Alternância da UFRRJ.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Bicalho, R., Macedo, P. C. S., & Rodrigues, G. G. (2021). EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENFRENTANDO O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Periferia, 13(1), 39–59. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55211