Gênero e equidade na escola do campo

Autores

  • Edna Santos Sampaio UNIMPAMPA - Campus Jaguarão
  • Silvana Maria Gritti UNIMPAMPA - Campus Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55177

Palavras-chave:

Gênero, Feminismo, Educação, Escola do campo.

Resumo

Esta pesquisa-ação realizada na escola do campo abordou como ocorrem as relações de gênero entre os integrantes da escola, considerando que o ambiente escolar reproduz a visão capitalista e patriarcal do mundo exterior, juntos formam obstáculos para a formação educacional igualitária. A educação do campo no Brasil se originou junto aos movimentos sociais do campo e o feminismo junto ao sufrágio e às greves das mulheres. Estas lutas tiveram a contestação e a autonomia dos sujeitos como principal fundamento. O gênero e a escola do campo possuem desafios semelhantes ao se oporem a lógica do capital. A fundamentação teórica apoiou-se nos estudos de gênero, do feminismo, dos movimentos campesinos, da escola do campo e legislações vigentes sobre cada tema. O protagonismo dos participantes foi respeitado, de maneira democrática, propondo a abertura do espaço de fala dos sujeitos que a compõem, iniciando uma caminhada para a equidade.

Biografia do Autor

Edna Santos Sampaio, UNIMPAMPA - Campus Jaguarão

Professora de História graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Jaguarão /RS.

Silvana Maria Gritti, UNIMPAMPA - Campus Jaguarão

Professora Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Jaguarão/RS.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Sampaio, E. S., & Gritti, S. M. (2021). Gênero e equidade na escola do campo. Periferia, 13(2), 250–274. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55177