EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR

Autores

  • Crislaine Leticia Vereta Universidade Estadual do Centro Oeste/ Unicentro Campus Irati
  • Sandra Aparecida Machado Polon Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55173

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação Continuada, Professores.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo, analisar e denominar como se encontra o desenvolvimento da formação continuada dos professores que atuam em escolas do campo, geograficamente limitado no município de Rebouças-Pr. Por este viés, buscamos reconhecer como está o “olhar” pedagógico em relação aos professores que atuam nas escolas campesinas; bem como o propenso desenvolvimento quanto à formação continuada para estes professores regentes. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e trabalho de campo. Assim, a metodologia optou, para a coleta de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas. A enquete foi direcionada aos professores, das duas escolas localizadas nas áreas rurais. Em seguida, realizou-se uma entrevista com as coordenadoras dessas escolas e com a Secretaria de Educação do município de Rebouças. Neste recorte, buscou-se a sondagem ofertada, quanto à formação continuada dos educadores e também, inclusos alguns relatos de como se encontra a prática pedagógica voltada à educação do campo na atual conjuntura no município sinalizado. Ao friccionar determinados traços dessa trajetória, os resultados obtidos permitem apontar a existência de certos “ruídos” por parte dos professores envolvidos na pesquisa. O que apontou dúvidas principalmente nos  iniciantes nesta área e logo, inexperientes na arte de ensinar.  Embora tenham declarado não conhecer sobre a temática Educação do Campo, por outro lado, houve contradição quando assinalaram nos termos que a proposta já foi salientada em formações continuadas. Nesta linha a presente pesquisa almeja abrir espaço para constantes pesquisas relacionadas ao tema em destaque.

Biografia do Autor

Crislaine Leticia Vereta, Universidade Estadual do Centro Oeste/ Unicentro Campus Irati

Graduanda do curso de pedagogia, pesquisadora da área de Educação do Campo.

Sandra Aparecida Machado Polon, Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro.

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Atualmente é Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão escolar,Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, projeto pedagógico, formação de professores, educação infantil e séries iniciais.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Vereta, C. L., & Machado Polon, S. A. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR. Periferia, 13(2), 224–249. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55173