EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR

Crislaine Leticia Vereta, Sandra Aparecida Machado Polon

Resumo


A pesquisa teve como objetivo, analisar e denominar como se encontra o desenvolvimento da formação continuada dos professores que atuam em escolas do campo, geograficamente limitado no município de Rebouças-Pr. Por este viés, buscamos reconhecer como está o “olhar” pedagógico em relação aos professores que atuam nas escolas campesinas; bem como o propenso desenvolvimento quanto à formação continuada para estes professores regentes. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e trabalho de campo. Assim, a metodologia optou, para a coleta de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas. A enquete foi direcionada aos professores, das duas escolas localizadas nas áreas rurais. Em seguida, realizou-se uma entrevista com as coordenadoras dessas escolas e com a Secretaria de Educação do município de Rebouças. Neste recorte, buscou-se a sondagem ofertada, quanto à formação continuada dos educadores e também, inclusos alguns relatos de como se encontra a prática pedagógica voltada à educação do campo na atual conjuntura no município sinalizado. Ao friccionar determinados traços dessa trajetória, os resultados obtidos permitem apontar a existência de certos “ruídos” por parte dos professores envolvidos na pesquisa. O que apontou dúvidas principalmente nos  iniciantes nesta área e logo, inexperientes na arte de ensinar.  Embora tenham declarado não conhecer sobre a temática Educação do Campo, por outro lado, houve contradição quando assinalaram nos termos que a proposta já foi salientada em formações continuadas. Nesta linha a presente pesquisa almeja abrir espaço para constantes pesquisas relacionadas ao tema em destaque.


Palavras-chave


Educação do Campo; Formação Continuada; Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55173

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil  

Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540