EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55173Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação Continuada, Professores.Resumo
A pesquisa teve como objetivo, analisar e denominar como se encontra o desenvolvimento da formação continuada dos professores que atuam em escolas do campo, geograficamente limitado no município de Rebouças-Pr. Por este viés, buscamos reconhecer como está o “olhar” pedagógico em relação aos professores que atuam nas escolas campesinas; bem como o propenso desenvolvimento quanto à formação continuada para estes professores regentes. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e trabalho de campo. Assim, a metodologia optou, para a coleta de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas. A enquete foi direcionada aos professores, das duas escolas localizadas nas áreas rurais. Em seguida, realizou-se uma entrevista com as coordenadoras dessas escolas e com a Secretaria de Educação do município de Rebouças. Neste recorte, buscou-se a sondagem ofertada, quanto à formação continuada dos educadores e também, inclusos alguns relatos de como se encontra a prática pedagógica voltada à educação do campo na atual conjuntura no município sinalizado. Ao friccionar determinados traços dessa trajetória, os resultados obtidos permitem apontar a existência de certos “ruídos” por parte dos professores envolvidos na pesquisa. O que apontou dúvidas principalmente nos iniciantes nesta área e logo, inexperientes na arte de ensinar. Embora tenham declarado não conhecer sobre a temática Educação do Campo, por outro lado, houve contradição quando assinalaram nos termos que a proposta já foi salientada em formações continuadas. Nesta linha a presente pesquisa almeja abrir espaço para constantes pesquisas relacionadas ao tema em destaque.
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