NARRATIVAS E SEUS ENCANTAMENTOS - Entre zuelas e axós de Tata Londirá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55170

Palavras-chave:

Educação nos Terreiros, Narrativas Afrodiaspóricas, Filosofias do Encantamento

Resumo

Neste texto pretendemos abordar a construção de narrativas em uma perspectiva decolonial a partir de Tata Londirá, pai de santo conhecido como Joãozinho da Goméia, que tem um papel singular na visibilidade do candomblé do século XX. A noção de narrativa e suas relações com o encantamento em práticas afrodiásporicas pretende ser discutida pelo deslocamento da dicotomia colonial posta entre sociedades orais e sociedades letradas, entre oral-escrito que colocou uma centralidade da noção de escrita apenas atrelada ao verbal. Tal divisão relegou tais práticas apenas ao âmbito da oralidade como forma de oposição e ausência de escrita. Pretendemos, a partir das zuelas (cantos) e axós (vestimentas do candomblé) de Tata Londirá, discutir os modos de produção das narrativas no candomblé de Joãozinho da Goméia e as relações que podem ser estabelecidas entre encantamento e a produção de outros modos de escrita. Além disso, discutimos a força de narrador de Tata Londirá ao transpor para fora dos muros dos terreiros tais narrativas em toda sua estética, visualidade e encantamento.

Biografia do Autor

Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Docente na Faculdade de Educação no Depto de Ensino e Práticas Culturais

Marta Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda Faculdade de Educação linha Linguagem, educação e Arte

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Publicado

2021-03-26

Como Citar

Mendes, J. R., & Ferreira, M. (2021). NARRATIVAS E SEUS ENCANTAMENTOS - Entre zuelas e axós de Tata Londirá. Periferia, 12(3), 39–52. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55170