CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55083Palabras clave:
Epistemologia da Educação. Educação no/do Campo. Políticas Educacionais.Resumen
A presente teorização é resultante de estudos realizados no curso de pós graduação em educação e tem como desafio refletir acerca da elaboração dos conceitos “Educação do Campo” e “Educação no Campo”. O objetivo é destacar elementos que possam conduzir nossa reflexão no sentido de identificar possíveis divergências e convergências entre as duas concepções e como se constituem nos coletivos. Para entender esse movimento buscamos realizar leituras no arcabouço constituinte do movimento “Por uma Educação do Campo” também do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação no Campo” ambos com robusta e sólida produção. Destaca-se a intencionalidade subjetiva/objetiva subentendida nas preposições “no” e “do” que antecedem a palavra “campo”, que não nega o óbvio compromisso com a bandeira social/política por parte de ambos os coletivos. Apesar de algumas divergências, o mote central está na luta contra o sistema capitalista que inclui a persistência pela escolarização qualificada no campo. Esses campos, cerrados, várzeas, florestas e pantanais, esses rurais geograficamente tão diversos vão incorporando a materialidade de tantas gentes brasileiras e com isso os entendimentos são tão diversos quanto podem ser a própria subjetividade humana que cimenta o conhecimento que pode constituir os conceitos que ocupam espaço em sua representatividade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).