CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Waldiléia do Socorro Cardoso Pereira Universidade Federal de São Carlos/ PPGE.SEMED/MAO.FSDB/AM. https://orcid.org/0000-0002-6959-4818
  • Wansley Ferreira Freitas Universidade Federal de São Carlos/PPGE. SEMED/Aporé/GO.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55083

Palavras-chave:

Epistemologia da Educação. Educação no/do Campo. Políticas Educacionais.

Resumo

A presente teorização é resultante de estudos realizados no curso de pós graduação em educação e tem como desafio refletir acerca da elaboração dos conceitos “Educação do Campo” e “Educação no Campo”. O objetivo é destacar elementos que possam conduzir nossa reflexão no sentido de identificar possíveis divergências e convergências entre as duas concepções e como se constituem nos coletivos. Para entender esse movimento buscamos realizar leituras no arcabouço constituinte do movimento “Por uma Educação do Campo” também do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação no Campo” ambos com robusta e sólida produção. Destaca-se a intencionalidade subjetiva/objetiva subentendida nas preposições “no” e “do” que antecedem a palavra “campo”, que não nega o óbvio compromisso com a bandeira social/política por parte de ambos os coletivos. Apesar de algumas divergências, o mote central está na luta contra o sistema capitalista que inclui a persistência pela escolarização qualificada no campo. Esses campos, cerrados, várzeas, florestas e pantanais, esses rurais geograficamente tão diversos vão incorporando a materialidade de tantas gentes brasileiras e com isso os entendimentos são tão diversos quanto podem ser a própria subjetividade humana que cimenta o conhecimento que pode constituir os conceitos que ocupam espaço em sua representatividade.

Biografia do Autor

Waldiléia do Socorro Cardoso Pereira, Universidade Federal de São Carlos/ PPGE.SEMED/MAO.FSDB/AM.

Doutoranda em educação.PPGE/UFSCar. Integrante GEPEC. Coordenação Comitê Estadual de Educação do Campo/AM.Educação do Campo/SEMED/DEF/MAO.Professora FSDB/AM.Bolsista CAPES/FAPEAM AMAZONAS.

Wansley Ferreira Freitas, Universidade Federal de São Carlos/PPGE. SEMED/Aporé/GO.

Doutorando em educação. PPGE/UFSCar.Integrante GEPEC. Professor/SEMED/Aporé/GO.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Pereira, W. do S. C., & Freitas, W. F. (2021). CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Periferia, 13(1), 101–123. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55083