Prezado afilhado José, recebi sua carta, que li com a maior atenção: escritos da Goméia a José Daniel das Neves (1948-1972)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55046

Palavras-chave:

Joãozinho da Goméia, Arquivos pessoais, Escrita epistolar

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar uma seleção de correspondências pertencentes à coleção particular de José Daniel das Neves (1937-2009), conhecido no culto como Tata Lemba Nanguê, Ogan José Daniel ou simplesmente Zé Daniel da Goméia. Sendo até hoje uma das grandes referências da Goméia, apadrinhado e confirmado no candomblé por Joãozinho, em Salvador, José Daniel agrupou uma pequena série de cartas endereçadas a ele ou à sua mãe, enviadas por Joãozinho e outras pessoas vinculadas à Goméia, formando um acervo composto, além das cartas, por recortes de jornais e revistas, fotografias e outros elementos ligados à memória de seu padrinho e tata de inquice

         A carta, comumente utilizada como meio de comunicação, é um gênero de escrita cuja importância ultrapassa a função meramente comunicativa, e que oscila no fio tênue que divide os limites fronteiriços entre o público e o privado. Para além do fato de conter elementos ligados à vida privada dos personagens envolvidos, a escrita epistolar pode servir como fonte para a pesquisa histórica, revelando particularidades do cotidiano dos correspondentes em questão, bem como de seu entorno e contexto histórico, a partir de fragmentos que podem ser extraídos e confrontados com outras fontes documentais. Esses fragmentos, como pequenos indícios apontados por Carlo Ginzburg no exercício da pesquisa histórica, podem servir como recurso valioso na busca da compreensão sobre o percurso de Joãozinho e sua comunidade religiosa.

Biografia do Autor

Andrea Mendes, Unicamp

Doutora em História Social da África - UNICAMP. Autora de “Vestidos de Realeza”: Fios e nós centro-africanos no candomblé de Joãozinho da Goméia. Série Recôncavo da Guanabara, vol. 1. Duque de Caxias, RJ: APPH – Clio, 2014. 

 

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

Mendes, A. (2021). Prezado afilhado José, recebi sua carta, que li com a maior atenção: escritos da Goméia a José Daniel das Neves (1948-1972). Periferia, 12(3), 14–38. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55046