JOÃOZINHO DA GOMÉIA E O INSTITUTO HISTÓRICO DA CMDC: ACERVO, MEMÓRIAS E PATRIMÔNIO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55035Palavras-chave:
Instituto Histórico, Goméia, Preservação, Memória, Patrimônio.Resumo
O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias foi fundado em 1973. Desde então, tem se destacado na guarda do acervo histórico de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense. Entre os mais de setenta mil itens documentais - reproduções fotográficas, documentos originais, livros e jornais -, o acervo do babalorixá Joãozinho da Goméia destaca-se entre publicações bibliográficas, reportagens de jornais, vestimentas e artefatos religiosos. A Revista Pilares da História, publicação editada pelo Instituto Histórico desde o ano 2002, conta com vários artigos sobre Joãozinho da Goméia, bem como o salão de exposições já contou com diferentes mostras artísticas e históricas sobre o mais famoso sacerdote das religiões afro-brasileiras da Baixada Fluminense. O presente artigo tem por objetivos identificar, descrever e problematizar o acervo guardado no Instituto Histórico, bem como os seus diferentes usos realizados pelos pesquisadores que buscam o IHCMDC para investigar sobre a trajetória e os diferentes aspectos da vida de Joãozinho da Goméia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).