A PRESENÇA DA AUSÊNCIA DA GOMEIA EM DUQUE DE CAXIAS

Autores

  • Adriana Batalha dos Santos Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55028

Palavras-chave:

ESPAÇO URBANO E MEMÓRIAS COLETIVAS

Resumo

  

As décadas que separam a Gomeia, construída por Pai João e sua comunidade de terreiro, da Gomeia que conheci, através da pesquisa, legaram para aquele espaço uma progressiva ruína, além da dispersão material e simbólica da herança de seu glorioso passado. Neste artigo desenvolvo um esforço de olhar para o que sobrou da Gomeia no bairro de Copacabana em diálogo com memórias coletivas locais  e identificar  presenças que a habitam, mantendo-a viva.

 

Biografia do Autor

Adriana Batalha dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF)

Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), Especialista em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH/UERJ). Atua como professora de Sociologia da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Tem experiência nas áreas de Sociologia para o Ensino Médio e Antropologia Urbana, com ênfase nos temas: Requalificação de espaços públicos e Memórias coletivas.      

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

dos Santos, A. B. (2021). A PRESENÇA DA AUSÊNCIA DA GOMEIA EM DUQUE DE CAXIAS. Periferia, 12(3), 175–200. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55028