Candomblés e carnavais: corpos desfilantes de Joãozinho da Goméia

Autores

  • Leonardo Augusto BORA UFRJ
  • Gabriel Haddad Gomes Porto UERJ
  • Vinícius Ferreira Natal UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55012

Palavras-chave:

Joãozinho da Goméia, Candomblé, Carnaval, Escolas de Samba, Destaques

Resumo

O trabalho investiga a presença de Joãozinho da Goméia enquanto “destaque de luxo” em desfiles de escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro, no final da década de 1960 e no início da década de 1970. Objetiva-se, com isso, o estabelecimento de conexões entre o universo dos “barracões” das religiões de matrizes africanas e a complexidade dos “barracões” das agremiações carnavalescas. De início, as relações históricas entre escolas de samba, cosmogonias negro-africanas e sociabilidades de terreiros são problematizadas, com base em proposições teóricas de nomes como Paul Gilroy e Muniz Sodré. Num segundo momento, a partir da prospecção bibliográfica e do recorte de fragmentos jornalísticos, são apresentados apontamentos sobre a importância dos destaques de carnaval, com ênfase em personagens desempenhados por João da Goméia em desfiles de 1969 e 1970, em escolas como Império Serrano, Império da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense. Depois, as lentes investigativas são direcionadas para a reinterpretação visual de algumas fantasias utilizadas pelo Babalorixá, conforme o proposto no decorrer do desfile de 2020 do GRES Acadêmicos do Grande Rio, cujo enredo Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias dedicou um “setor” (o equivalente a um capítulo de uma narrativa) aos corpos desfilantes do personagem homenageado. Conclui-se, por fim, que João da Goméia pode ser compreendido enquanto agente mediador que transitava por círculos culturais distintos, mesclando, na sua corporeidade carnavalesca, os saberes trocados nos terreiros de Candomblé e as vivências nas quadras (outrora chamadas “terreiros”) e nos barracões do “maior show da Terra”.

Biografia do Autor

Leonardo Augusto BORA, UFRJ

Doutor em Teoria Literária (UFRJ), professor substituto da EBA-UFRJ e carnavalesco do GRES Acadêmicos do Grande Rio

Gabriel Haddad Gomes Porto, UERJ

Mestre em Artes (UERJ) e carnavalesco do GRES Acadêmicos do Grande Rio

Vinícius Ferreira Natal, UFRJ

Doutor em Antropologia Cultural (UFRJ) e pesquisador do GRES Acadêmicos do Grande Rio

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Publicado

2021-03-26

Como Citar

BORA, L. A., Haddad Gomes Porto, G., & Ferreira Natal, V. (2021). Candomblés e carnavais: corpos desfilantes de Joãozinho da Goméia. Periferia, 12(3), 224–252. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.55012