EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FECHAMENTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.54613

Palavras-chave:

educação do campo, escolas multiressiadas, nucleação de escolas

Resumo

O fechamento de escolas multisseriadas no Brasil tem sido constante nos últimos anos, e amplia a técnica de nucleação que ocorre nesse sistema. O artigo analisa como aconteceu o processo de fechamento de uma escola do campo em Abaetetuba (PA) e suas implicações na comunidade onde estava inserida. A pesquisa seguiu os pressupostos metodológicos da história oral, com entrevista a quatro moradores da localidade, numa perspectiva qualitativa. Evidenciamos, ainda, que a extinção da escola do campo não levou em consideração os impactos que poderiam ocasionar às famílias dos alunos das turmas de multissérie, os quais tiveram que aderir ao uso do transporte escolar, que necessita de uma fiscalização e melhorias, no intento de evitar o êxodo rural.

Biografia do Autor

Antônia Correa Novaes, Universidade Federal do Pará

Professora da rede municipal de ensino de Abaetetuba (PA)

Mestranda em Estudos Interdisciplinares em Cidades, Territórios e Identidades (UFPA)

Especialista em Educação do Campo e Extensão Rural (UFPA)

Licenciada em Educação do Campo (UFPA)

Deusa Maria de Sousa, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará

Doutora em História Cultural (UFSC)

Mestra em História (Unisinos)

Licenciada em História (Unisinos)

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará

Doutorando em Ensino (Univates)

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA)

Especialista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento (UFPA)

Licenciado em Matemáticas (UFPA)

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Novaes, A. C., Sousa, D. M. de, & Formigosa, M. M. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FECHAMENTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ. Periferia, 13(1), 177–195. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.54613