EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FECHAMENTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ

Antônia Correa Novaes, Deusa Maria de Sousa, Marcos Marques Formigosa

Resumo


O fechamento de escolas multisseriadas no Brasil tem sido constante nos últimos anos, e amplia a técnica de nucleação que ocorre nesse sistema. O artigo analisa como aconteceu o processo de fechamento de uma escola do campo em Abaetetuba (PA) e suas implicações na comunidade onde estava inserida. A pesquisa seguiu os pressupostos metodológicos da história oral, com entrevista a quatro moradores da localidade, numa perspectiva qualitativa. Evidenciamos, ainda, que a extinção da escola do campo não levou em consideração os impactos que poderiam ocasionar às famílias dos alunos das turmas de multissérie, os quais tiveram que aderir ao uso do transporte escolar, que necessita de uma fiscalização e melhorias, no intento de evitar o êxodo rural.


Palavras-chave


educação do campo, escolas multiressiadas, nucleação de escolas

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.54613

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540