Ribeirão das Trevas? O skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre Ribeirão das Neves, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.49114

Palavras-chave:

skatistas, Ribeirão das Neves, cidades, etnografia, periferias

Resumo

Ribeirão das Neves-MG é uma cidade mineira que é constantemente notícia por causa das seis penitenciárias que abriga, do lixão sem tratamento adequado e pelo trocadilho publicado no Diário Oficial do Estado e no site do Tribunal de Justiça /MG citando-a pelo nome de Ribeirão das Trevas. Essa descrição pejorativa oficializada no município se impõe como uma barreira aos moradores da cidade, que sofrem com a estigmatização e exclusão social que essa narrativa acarreta. Porém, um grupo de jovens negros e skatistas entram em conflito com essa história única apresentando uma nova narrativa sobre a cidade, privilegiando a vida, a amizade e as sociabilidades.  Este artigo é um desdobramento da dissertação de mestrado que se intitula “Ribeirão das Trevas: o skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre a cidade de Ribeirão das Neves – MG”, desenvolvida com o apoio da CAPES no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicaçãoem Periferias Urbanasda Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/ UERJ). O artigo traz um relato de experiência sobre os caminhos percorridos desde a aprovação do projeto de pesquisa até a construção metodológica da etnografia, sendo a fotografia um recurso fundamental para a descoberta do campo e da relação tecida entre a etnógrafa e o grupo de skatistas Just Crew Skateboard, que aqui é compartilhada com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre as possibilidades da imagem como simpatia, e da etnografia e antropologia visual como metodologias de pesquisa em periferias urbanas.

Biografia do Autor

Rafaela Goltara Souza, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Jornalista profissional e Mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ. Atua profissionalmente em revisão de conteúdos acadêmicos, produção e revisão de conteúdo com inteligência SEO e oferece consultoria em comunicação para movimentos sociais e oficinas para jovens em escolas públicas. Experiência em Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação Estratégica para Instituições, Captação e Articulação de Parceiros, Fotografia, Roteirização e Edição de Vídeos, Terceiro setor, Política de Assistência Social, Elaboração de Projetos, Trabalho com Juventudes, Metodologias Participativas, entre outros. Áreas de interesse: Territorialidades, Educomunicação, Narrativas e Comunicação em periferias, Juventudes e identidades.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

Souza, R. G. (2021). Ribeirão das Trevas? O skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre Ribeirão das Neves, MG. Periferia, 12(3), 322–346. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.49114