LAZER E FAVELA: o Morro do Timbau e seu Arraiá da (Re)existência

Autores

  • Diogo Silva do Nascimento Faculdade de Educação da Baixada fluminense - UERJ/FEBF Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lourenço Cezar da Silva Museu da Maré Centro de Ações Solidárias da Maré

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48753

Resumo

A Favela da Maré é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro com cerca de 140 mil habitantes, localizado no coração das principais vias da cidade. O bairro é conhecido pelas narrativas sobre violência e pobreza divulgadas pela imprensa de forma constante há muitas décadas. Em 1978, a região também ficou conhecida como “o fim do mundo” depois de um artigo do Jornal do Brasil com o título:” Favela da Maré: aqui é o fim do mundo”. Essas narrativas oficializadas sobre a região imperam como obstáculos aos moradores, que continuam a serem estigmatizados e excluídos socialmente. No entanto, buscando entender este território para além da violência e narrativas pejorativas. O presente artigo é um desdobramento da tese de doutorado “Maré de Lazer: construções, sociabilidades e significados dos lugares de Lazer no Morro do Timbau que buscou investigar as histórias dos espaços de lazer a partir das memórias e registros dos moradores. O trabalho analisou a maneira como se configuraram as memórias locais, sociabilidades e identidades tecidas através das experiências fomentadas em uma das primeiras festas registradas na região (Arraiá do Bico Mudo), indicando como os moradores buscaram resistir em um território marcado historicamente pela precarização e abandono do poder público, típico de tantas periferias pelo país. Destaca-se, nesse processo, o empenho de grupos no uso e construção de espaços de lazer marcados por relações afetivas. Além disso, o trabalho também investiga as formas como foram tecidos os arranjos coletivos, tais como os laços de amizade, conflito, territorialidade e resistência a partir da vivência e construção do “Arraiá”. Esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa por meio de entrevistas narrativas, análises de fotos e documentos. Com isso, a tese aponta para a importância em dar visibilidade às experiências que contestam o estigma do bairro apresentando uma narrativa que valoriza as afetividades, as sociabilidades, as memórias e as construções identitárias construídas partir do lazer.

Biografia do Autor

Diogo Silva do Nascimento, Faculdade de Educação da Baixada fluminense - UERJ/FEBF Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos do Lazer, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, Especialista em Gestão Escolar e Graduado em Educação Física. Atualmente participa do Laboratório de História do Esporte e do Lazer- IFCS/UFRJ (Coordenado pelo Prof. Dr. Victor Melo) e desenvolve pesquisas, junto ao MUSEU DA MARÉ, sobre as Memórias e Sociabilidades tecidas nos Espaços de Lazer no Conjunto de Favelas da Maré. Além disso, como educador provindo de um território marcado pela violência, tem uma incessante inquietude de fomentar debates e reflexões sobre a urgência de projetos e ações acadêmicas voltadas para a grande parte da população estigmatizada. Áreas de interesse: Territorialidades, Abordagens decoloniais na Educação infantil e Educação Física Escolar, Histórias e Memórias do Esporte e do Lazer nas Favelas do Rio de Janeiro.

Lourenço Cezar da Silva, Museu da Maré Centro de Ações Solidárias da Maré

Mestre em Educação pela UFRJ, Especialista em História da África pela FEUDUC e Graduado em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio. Membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Social da Maré (NEPS/MARÉ), antigo Observatório Social da Maré, que contribuiu com o desenvolvimento dos Projetos: ?O Impacto da Universidade na Vida de Moradores da Maré? e ?Nenhum A Menos? (Projeto voltado para entender quais os processos que levavam a Maré a ter um número surpreendente de crianças fora da Escola), realizados pelo CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré). Além disso, desde 2004, participo da diretoria do CEASM e sou Co-fundador do MUSEU DA MARÉ. Por conta da minha atuação nas causas sociais que envolvem as FAVELAS, passei a militar em grupos de Direitos Humanos motivado pela morte do menino Renan de 4 anos que em 2004, após uma ação policial, teve sua morte atribuída como auto de resistência. Anos depois a continuidade desse tipo de política de segurança atingiu também a minha família, com o assassinato de Matheus de 8 anos na porta de casa e com roupa de escola. Nesse sentido, passei a elaborar projetos e ações institucionais e coletivas que pudessem coibir a entrada de jovens na criminalidade a ao mesmo tempo responsabilizar o Estado por seus atos. Em 2010 atuei como Coordenador do Programa PRONASCI - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania trabalhando diretamente com o Projeto Mulheres da Paz. Em 2013, Coordenei o Projeto Social da Instituição Internacional FIGHT FOR PEACE, chamado de Projeto Especial, que tinha como ação trabalhar com jovens envolvidos com o tráfico de Drogas nas diferentes facções da Maré de 2013 a 2016, em parceria com defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública do Estado, CESeC - Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Universidade Candido Mendes). Nesse programa, trabalhamos com mais de 60 jovens e conseguimos fazer com que 65% deixassem de trabalhar para o tráfico de drogas. Em 2017 atuei como Conselheiro de Juventude no Conjunto de Favelas do Alemão e em Manguinhos. Em 2015, participei da elaboração e coordenação do grupo de pesquisa "TERRITÓRIOS SILENCIADOS". Áreas de interesse: Territorialidades, Abordagens decoloniais na Educação, Histórias e Memórias da Favela, Direitos Humanos, Segurança Pública, Cultura e Juventude.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

do Nascimento, D. S., & da Silva, L. C. (2020). LAZER E FAVELA: o Morro do Timbau e seu Arraiá da (Re)existência. Periferia, 12(2), 16–38. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48753