Experimentações no/com o cotidiano do ensino de sociologia: des(a)fiando marcas de branquidade e heteronormatividade no currículo.

Autores

  • Aline Correia Martins Uerj
  • Fernando Altair Pocahy UERJ
  • Rafaela Cotta Leonardo UERj

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47570

Palavras-chave:

experimentações, cotidiano, sociologia, branquidade, currículo

Resumo

O trabalho em tela problematiza as experimentações de uma docente da rede de ensino público do Estado do Rio de Janeiro, a partir das interpelações do currículo de sociologia para o Ensino Médio. Currículo elaborado historicamente através de uma concepção programática, movimentado em raríssimas discussões e interlocuções com autorxs brasileirxs e negrxs na sala de aula e, muito mais escassamente, com autoras negras. O trabalho cartografa fluxos do cotidiano escolar, na tentativa de fazer pensar a respeito das dinâmicas do cotidiano sobre o currículo e nas formas como o currículo se faz ou não se faz eficaz, no dia a dia, na escola ou em sala de aula.


 

Biografia do Autor

Aline Correia Martins, Uerj

Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Educação Proped/Uerj. Mestre em Educação Uerj/ProPEd.  Integra o grupo de estudos de gênero, sexualidade e(m) interseccionalidades na educação e(m) saúde (GENI).  É Graduada e Licenciada em Ciências sociais (UFRJ) e professora de Sociologia pela Rede estadual no Rio de janeiro

Fernando Altair Pocahy, UERJ

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Faculdade de Educação, junto ao Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd). É coordenador do GENI - Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde. Bolsista da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015-2018) e do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística/ PROCIÊNCIA-UERJ-FAPERJ (início 2015, em vigência). É Doutor em Educação e Mestre em Psicologia Social e Institucional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa CAPES, vinculado respectivamente aos grupos GEERGE - Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero e ao Laboratório de Psicologia e Políticas Públicas. É graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é Editor Associado da Revista Interface - Comunicação, Saúde e Educação - Unesp Botucatu.

Rafaela Cotta Leonardo, UERj

Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Educação Proped/Uerj. Mestre em Educação Uerj/ProPEd.  Integra o grupo de estudos de gênero, sexualidade e(m) interseccionalidades na educação e(m) saúde (GENI).  É Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa e atua tanto em Projetos Sociais, como na clínica.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Martins, A. C., Pocahy, F. A., & Leonardo, R. C. (2020). Experimentações no/com o cotidiano do ensino de sociologia: des(a)fiando marcas de branquidade e heteronormatividade no currículo. Periferia, 12(1), 300–322. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47570