Experimentações no/com o cotidiano do ensino de sociologia: des(a)fiando marcas de branquidade e heteronormatividade no currículo.

Aline Correia Martins, Fernando Altair Pocahy, Rafaela Cotta Leonardo

Resumo


O trabalho em tela problematiza as experimentações de uma docente da rede de ensino público do Estado do Rio de Janeiro, a partir das interpelações do currículo de sociologia para o Ensino Médio. Currículo elaborado historicamente através de uma concepção programática, movimentado em raríssimas discussões e interlocuções com autorxs brasileirxs e negrxs na sala de aula e, muito mais escassamente, com autoras negras. O trabalho cartografa fluxos do cotidiano escolar, na tentativa de fazer pensar a respeito das dinâmicas do cotidiano sobre o currículo e nas formas como o currículo se faz ou não se faz eficaz, no dia a dia, na escola ou em sala de aula.


 


Palavras-chave


experimentações; cotidiano; sociologia; branquidade; currículo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47570

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil  

Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540