ALTERIDADE EM BUBER, BAKHTIN E FREIRE: incursões epistemológicas

Autores

  • José Anchieta de Oliveira Bentes Universidade do Estado do Pará
  • Ronielson Santos das Mercês Universidade do Estado do Pará
  • Simone de Jesus da Fonseca Loureiro Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47171

Palavras-chave:

Alteridade, Buber, Bakhtin, Freire.

Resumo

A alteridade, a relação eu-outro é recorrente em inúmeras teorias. Este ensaio tem como objetivo maior a discussão da concepção de alteridade a partir de três autores: Martin Buber (1878-1965), Mikhail Bakhtin (1895-1975) e Paulo Freire (1921-1997). A tarefa principal é responder à questão: como caracterizar a alteridade do ponto de vista teórico-epistemológico a partir dos chamados filósofos do diálogo? Nessa direção, este ensaio permite detectar, em três obras escolhidas dos três filósofos, semelhanças e diferenças, na perspectiva de um humanismo da alteridade.

Biografia do Autor

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

Ronielson Santos das Mercês, Universidade do Estado do Pará

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGED/UEPA. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado Pará. Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA), atuando nas atividades de extensão e pesquisa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Sexualidade (GETEFFS/NEP). Integrante do Grupo de Pesquisa Rede bakhtinianas; Integrante no Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacinais da Amazônia-GELPEA, ligado à Universidade do Estado do Pará-UEPA. Áreas de interesse de estudos e pesquisa: Educação Especial, Educação Popular, Educação Inclusiva, Educação Sexual, Ensino de Ciências,Interface, Educação e Educação do Campo.

Simone de Jesus da Fonseca Loureiro, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2003) e Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará UFPA (2004). Especialista em Metodologia da Educação Superior. Mestre em Educação do PPGED- UEPA (2017). Atuou na Força Aérea Brasileira como Tenente pedagoga, sendo Adjunta Pedagógica da Supervisão da E.E.F.M Ten Rego Barros e no Serviço Regional de Ensino planejando,coordenando Cursos e Estágios Militares. Foi tutora a Distância do curso de Graduação de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e Técnica em Educação na Secretaria de Estado de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Supervisão e Formação, atuando nas seguintes áreas: planejamento, currículo e projeto político pedagógico.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Bentes, J. A. de O., Mercês, R. S. das, & Loureiro, S. de J. da F. (2020). ALTERIDADE EM BUBER, BAKHTIN E FREIRE: incursões epistemológicas. Periferia, 12(1), 12–35. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47171