O TRABALHO COM GÊNERO MEME EM SALA DE AULA: potencialidades para a formação do leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.44346

Palavras-chave:

Gêneros Discursivos, Memes, Multimodalidade.

Resumo

 O presente artigo elege como objeto de reflexão as potencialidades do gênero memes para a formação do leitor. Essa pesquisa teve por intento compilar estudos que versam sobre o gênero meme - uma manifestação cultural que tem recebido destaque nos últimos tempos na internet. Assim, essa pesquisa tem como objetivo: (i) apresentar um estudo sobre o gênero memes e destacar o que estes trabalhos discutem sobre suas aplicações em sala de aula, e (ii) analisar, a partir da perspectiva do gênero do discurso memes, o conteúdo temático, o plano composicional e o estilo de linguagem do gênero meme.Para a consecução do objetivo proposto foi realizado um estudo bibliográfico, com vistas a fundamentar teoricamente o trabalho embasado por Bakhtin (2003), Braga (2018), Horta (2015), Santos (2013), entre outros. Além da pesquisa teórica, este trabalho apresenta os resultados de uma análise de três memes em vídeo. Tais análises apresentam um foco direcionado para o conteúdo temático, o plano composicional e o estilo do meme. Espera-se que as reflexões decorrentes deste trabalho possa iluminar o percurso formativo de professores, potenciais leitores, uma vez que o trabalho com meme em sala de aula, além de mobilizar o interesse do aluno para a aprendizagem, pode favorecer a ampliação de várias habilidades relacionadas aos multiletramentos.

Biografia do Autor

João Miller Da Silva, Universidade Federal de Lavras

Possui Graduação em Letras Português/Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras. Possui experiência como bolsista no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES) de 2015 à março de 2018. Participante do grupo de estudos GEPLE -Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita da Universidade Federal de Lavras. Atualmente cursa Metrado Acadêmico em Letras com foco na linha de Estudos analítico-descritivos de língua/linguagem e suas tecnologias. Tem interesse na área de Linguística com ênfase em Letramento, Leitura/Escrita de textos multissemióticos e Ensino de Língua Portuguesa.

Stela Mara Botelho, Universidade Federal de Lavras

Possui Graduação em Letras Português/Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras.Tem interesse na área de Linguística com ênfase em Letramento, Leitura/Escrita de textos multissemióticos e Ensino de Língua Portuguesa. 

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas (1993), graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade de Uberaba (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Possui Curso de Especialização em Linguística pelo Centro Universitário de Patos de Minas, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Foi professora de Educação Básica nas redes municipal e estadual e coordenadora de área de Português pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas (1991 a 2000). Atuou como professora (1998 a 2010) e como Coordenadora de Extensão no Centro Universitário de Patos de Minas (2001 a 2010). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Lavras. Foi coordenadora do Curso de Letras -modalidade presencial - (2012-2016). É coordenadora de área do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), pelo Curso de Letras/ UFLA. É integrante do GT Formação em Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL). Coordena o grupo de estudos e pesquisa Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa. É vice-líder do grupo Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin. Atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade mestrado profissional (PPGE/UFLA). Tem interesse na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, Leitura/Escrita de textos multissemióticos, Textualização de produções multissemióticas, Ensino de Língua Portuguesa, Linguagens e Formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

Silva, J. M. D., Botelho, S. M., & Ferreira, H. M. (2021). O TRABALHO COM GÊNERO MEME EM SALA DE AULA: potencialidades para a formação do leitor. Periferia, 12(3), 302–321. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.44346