DISCURSO DE JOVENS PROVENIENTES DE GRUPOS MINORITÁRIOS SOBRE AS DESIGUALDADES ESCOLARES NO QUEBEC

Autores

  • Marie-Odile Magnan Département d’administration et fondements de l’éducation, Université de Montréal
  • Tya Collins Département d’administration et fondements de l’éducation, Université de Montréal
  • Annie Pilote Département des fondements et pratiques en éducation, Université Laval
  • Roberta de Oliveira Soares Département d’administration et fondements de l’éducation, Université de Montréal

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42271

Palavras-chave:

Desigualdades escolares, imigração, ensino superior, práticas escolares, equidade.

Resumo

No Canadá, apesar da massificação do ensino superior, as desigualdades de permanência persistem. No Quebec, pesquisas permitiram identificar as regiões de origem dos jovens para quem a taxa de abandono no ensino médio e no ensino superior é mais elevada, entre outros o Caribe e as Américas Central e do Sul. Neste estudo qualitativo, foi realizada uma análise indutiva e retrospectiva das histórias de vida de 24 jovens que frequentavam o ensino superior em Montreal, cujos pais nasceram no Caribe ou na América Latina. Nossa análise crítica revela os efeitos desiguais percebidos da ação escolar e do meio em suas experiências. Em conclusão, algumas possibilidades de reflexão são evocadas para sistematicamente desenvolver práticas de equidade.

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Publicado

2019-10-06

Como Citar

Magnan, M.-O., Collins, T., Pilote, A., & de Oliveira Soares, R. (2019). DISCURSO DE JOVENS PROVENIENTES DE GRUPOS MINORITÁRIOS SOBRE AS DESIGUALDADES ESCOLARES NO QUEBEC. Periferia, 11(3), 52–82. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42271