A ETNOGRAFIA DA ESCOLA: ENTRELAÇANDO VOZES, SUJEITOS CONHECIMENTOS E CULTURAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39126Keywords:
etnografia, escola, ensino-aprendizagem, conhecimento, cultura.Abstract
A relação dos sujeitos da escola com o conhecimento e a cultura, analisados na perspectiva etnográfica, constitui o tema deste artigo. Tal relação está pautada pelo binômio cultura-conhecimento diante do processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se, então, estudar e investigar com a perspectiva etnográfica, qual o papel da escola diante do conhecimento e da cultura, a partir das vozes dos seus próprios sujeitos. Refletir sobre a diversidade das práticas cotidianas de sala de aula pelo olhar da etnografia e das vozes de seus sujeitos possibilita configurar novas dimensões para a educação pública, contribuindo, sobremaneira, para o enfretamento do fracasso escolar. Pelos usos da observação participante, do diário de campo, de entrevistas etnográficas e de produção textual buscou-se compreender holisticamente como ocorre a relação entre sujeitos e conhecimento na escola pública mediada pela dimensão cultural. Por fim, propusemos uma discussão crítico-reflexiva sobre os saberes e fazeres percebidos a partir dos sentidos atribuídos pelos sujeitos da educação à ação pedagógica tomando a etnografia como abordagem teórica-metodológica possível de fazer emergir as vozes silenciadas presentes no contexto escolar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).