A ETNOGRAFIA DA ESCOLA: ENTRELAÇANDO VOZES, SUJEITOS CONHECIMENTOS E CULTURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39126

Palavras-chave:

etnografia, escola, ensino-aprendizagem, conhecimento, cultura.

Resumo

A relação dos sujeitos da escola com o conhecimento e a cultura, analisados na perspectiva etnográfica, constitui o tema deste artigo. Tal relação está pautada pelo binômio cultura-conhecimento diante do processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se, então, estudar e investigar com a perspectiva etnográfica, qual o papel da escola diante do conhecimento e da cultura, a partir das vozes dos seus próprios sujeitos. Refletir sobre a diversidade das práticas cotidianas de sala de aula pelo olhar da etnografia e das vozes de seus sujeitos possibilita configurar novas dimensões para a educação pública, contribuindo, sobremaneira, para o enfretamento do fracasso escolar. Pelos usos da observação participante, do diário de campo, de entrevistas etnográficas e de produção textual buscou-se compreender holisticamente como ocorre a relação entre sujeitos e conhecimento na escola pública mediada pela dimensão cultural. Por fim, propusemos uma discussão crítico-reflexiva sobre os saberes e fazeres percebidos a partir dos sentidos atribuídos pelos sujeitos da educação à ação pedagógica tomando a etnografia como abordagem teórica-metodológica possível de fazer emergir as vozes silenciadas presentes no contexto escolar.

Biografia do Autor

Luís Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ CAp-UERJ.

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora Doutora de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação. Orientadora de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Formação de Professores. Coordenadora Institucional do PIBID/UEPB. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Pesquisas e Estudos Multidisciplinares (OPEM) e Pesquisadora associada do Núcleo de Etnografia em Educação (NETEDU/ UERJ). Estudos desenvolvidos na área de Psicologia e Educação utilizando a pesquisa etnográfica com ênfase nos processos de tornar-se aluno, formação de professores, identidade, pertencimento, resiliência.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Borges, L. P. C., & de Castro, P. A. (2019). A ETNOGRAFIA DA ESCOLA: ENTRELAÇANDO VOZES, SUJEITOS CONHECIMENTOS E CULTURAS. Periferia, 11(2), 404–423. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39126