‘Brace yourselves, the zuera is coming’: memes, letramento midiático digital e apropriação criativa dos fãs de Game of Thrones no Facebook

Autores

  • Luana Inocêncio Universidade Federal Fluminense
  • Davi Rebouças Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36892

Palavras-chave:

Meme, cultura dos fãs, letramento midiático digital, Facebook

Resumo

Ao investigar como os processos interacionais e de sociabilidade se relacionam com práticas de literacia midiática digital e aprendizagem social nas comunidades online (KNOBEL; LANKSHEAR, 2007), este artigo analisa os diálogos intertextuais nos memes em comentários da página Game of Thrones da Depressão no Facebook, que se utilizam do humor para estruturar coletivamente uma experiência lúdica de consumo, letramento e ressignificação com relação ao produto cultural. A partir de um conjunto de termos e metáforas que são frequentemente referenciados nestes memes da série, um imaginário específico é compartilhado, reconhecido e intensamente apropriado pelos interagentes, constituindo uma rica amostra da intimidade dos fãs com o universo narrativo do programa. Conclui-se que, enquanto micronarrativas que aglutinam saberes de variados campos (ESCALANTE, 2016), os memes de internet envolvem os interagentes em novas práticas criativas de sociabilidade que podem ser compreendidas como literacias – ou letramentos – midiáticas (XAVIER, 2005), posto que nas comunidades digitais são demandadas aos “insiders” certas proficiências (SHIFMAN, 2013; JENKINS, 2008). Destacam-se ao longo desta análise de conteúdo: letramentos com relação às materialidades das TICs nestas plataformas (ferramentas, interfaces); suas usabilidades sociais (“curtir” postagens, responder comentários, marcar usuários, compartilhar posts com nova legenda descritiva adicionada) e conhecimento intertextual (compreensão metalinguística, reconhecer piadas e referências com relação ao universo mencionado, desenvolver novas apropriações destas aplicando variados textos, recursos gráficos e audiovisuais). Neste sentido, percebeu-se a necessidade de reflexões acerca destes múltiplos letramentos nos processos de aprendizagem social em comunidades online, relacionados ao hibridismo de diferentes formas de linguagem nos sites de redes sociais.

Biografia do Autor

Luana Inocêncio, Universidade Federal Fluminense

Professora de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF) e do Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (ReC/UFF).

Davi Rebouças, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Inocêncio, L., & Rebouças, D. (2019). ‘Brace yourselves, the zuera is coming’: memes, letramento midiático digital e apropriação criativa dos fãs de Game of Thrones no Facebook. Periferia, 11(2), 153–177. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36892