SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA: MEMES EM PROL DA INFÂNCIA PARA CRITICAR O CONSUMISMO

Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Roseli Zen Cerny

Resumo


Esse relato apresenta as experiências desenvolvidas no primeiro semestre de 2018, na III Semana Acadêmica da Pedagogia, com acadêmicos  do curso de Pedagogia a Distância do ************, da Universidade **********. Os encontros presenciais aconteceram na modalidade de oficinas que foram ofertadas pelos professores da casa e seu objetivo nuclear foi o de aprofundar a discussão em torno dos temas Contemporâneos da Educação Infantil, tendo em vista explorar com os(as) educandos(as) uma compreensão crítica do ato estudar e do fazer docente na modalidade a distância. Neste sentido, as oficinas foram planejadas em alguns momentos didáticos: reunião coletiva, sala de aula no ambiente virtual de aprendizagem Moodle e encontro presencial em cada polo/turma, cujos desdobramentos em termos de ensino-aprendizagem são detalhados neste texto. O foco do relato será sobre a oficina “Consumo e Infância”, cujo trabalho se desdobrou no espectro da cultura digital e a avaliação da aprendizagem foi aferida com a teoria de Recouer com a elaboração de memes educativos. Acreditamos que este relato possa ser útil para a divulgação do trabalho que tem sido realizado na universidade, mostrando que a educação a distância pode ser feita com qualidade e tem um grande potencial a ser desenvolvido.


Palavras-chave


Pedagogia, Infância e Consumo, Cultura Digital, Memes

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36456

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540