Memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa: algumas alternativas para o estudo do gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36343

Palavras-chave:

Memes de internet. Gênero textual híbrido. Esferas públicas. Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre memes de internet enquanto gêneros textuais híbridos que circulam em novas esferas públicas, a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação e analisar alternativas de estudo dos memes nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica. Ancora-se nos estudos sobre memes (RECUERO, 2009); esfera pública (HABERMAS, 1997) e gêneros textuais híbridos (SANTAELLA, 2014). Reforçamos que, enquanto textos sócio-historicamente situados, os memes de internet, além de contribuir para a difusão de informações no espaço virtual, oportuniza a formação de opiniões e a promoção de debates nas salas de aula da educação básica, estimulando de maneira criativa a atuação de estudantes em esferas públicas digitais.

Biografia do Autor

Isnalda Berger, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Letras Vernáculas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestranda em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa Práticas Textuais e Discursivas, pelo Programa de Pós - graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Educação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na área de Letras e Educação, com Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na pós-graduação, atua como docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNED). Na pesquisa, investiga sobre Ensino de Língua Portuguesa e TIC, Prática Pedagógica, Multiletramentos.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Berger, I., & Anecleto, Úrsula C. (2019). Memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa: algumas alternativas para o estudo do gênero. Periferia, 11(2), 317–343. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36343