Memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa: algumas alternativas para o estudo do gênero
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre memes de internet enquanto gêneros textuais híbridos que circulam em novas esferas públicas, a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação e analisar alternativas de estudo dos memes nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica. Ancora-se nos estudos sobre memes (RECUERO, 2009); esfera pública (HABERMAS, 1997) e gêneros textuais híbridos (SANTAELLA, 2014). Reforçamos que, enquanto textos sócio-historicamente situados, os memes de internet, além de contribuir para a difusão de informações no espaço virtual, oportuniza a formação de opiniões e a promoção de debates nas salas de aula da educação básica, estimulando de maneira criativa a atuação de estudantes em esferas públicas digitais.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36343
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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540