Do Terceiro Cinema ao cinema periférico Estéticas contemporâneas e cultura mundial

Angela Prysthon

Resumo


DOI: 10.12957/periferia.2009.3421

Este artigo pretende explorar as possibilidades de conexão entre o campo dos Estudos Culturais e o Cinema contemporâneo. A intenção é tanto verificar como a própria configuração do cinema (especialmente aqueles filmes produzidos na periferia mundial – ou, em termos históricos, aquilo que ainda pode ser chamado de Terceiro Cinema) demanda o olhar interdisciplinar que caracteriza a empresa metodológica dos Estudos Culturais, como também encontrar em alguns traços comuns que definem o “cinema periférico” novos desafios e inquietações para a teoria da cultura contemporânea.


Palavras-chave


Estudos culturais; terceiro cinema; cultura contemporânea

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2009.3421

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil  

Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540