EMPOWERMENT DE PROFESSORES E ALUNOS POR MEIO DA PEDAGOGIA DO ESPORTE

Autores

  • Mesaque Silva Correia Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.33990

Palavras-chave:

Esporte, Empowerment, Alunos-Professores.

Resumo

O referido estudo ensaístico tem como objetivo suscitar junto aos profissionais da área da Educação Física Escolar algumas reflexões inerentes à possibilidade de existir um processo de empowerment de professores e alunos por meio da pedagogia do esporte. Uma vez que a prática do esporte, por sua função incontestável no seio da escola, necessita superar o processo esportivo reprodutor e apoiar-se em uma concepção que insira o movimento humano no mundo vivido do educando e o problematize de forma contextualizada para se tornar significativo e, por extensão, uma via de acesso à conscientização social, política e corporal dos alunos.  Para tanto, busca apoiar-se em um arcabouço teórico que de forma que possibilita pensar o ensino dos esportes para além das linhas da quadra e das regras do jogo, mas como um conteúdo que pode auxiliar no desenvolvimento social, moral e cognitivo dos alunos.

 

Biografia do Autor

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

Mestre (2010) e Doutor (2013) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - SP; Especialista em Educação Física Escolar (2016) pelo Instituto Brasileiro de Atuação no Ensino Superior e Pós- Graduação - IBAESP; Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP (2016); Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (2008). Pedagogo pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí-UFPI, atuando nos cursos de graduação de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia. No curso de licenciatura em Educação Física atua com os componentes curriculares de "Metodologia do Ensino da Educação Física e Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar". No curso de Pedagogia com o componente curricular de "Metodologia do Ensino da Educação Física". Seus olhares voltam-se principalmente para os seguintes temas: Metodologia do Ensino da Educação Física; Gênero, corpo e sexualidades; Educação Física no contexto da Educação de Jovens e Adultos e no contexto da Educação Escolar Indígena; Educação e Violência; Exclusão Social; Educação Popular; Educação Cultural, Multicultural e Intercultural; Metodologias Qualitativas participativas no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Estudioso do Legado do educador Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Correia, M. S. (2020). EMPOWERMENT DE PROFESSORES E ALUNOS POR MEIO DA PEDAGOGIA DO ESPORTE. Periferia, 12(1), 280–299. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.33990