EMPOWERMENT DE PROFESSORES E ALUNOS POR MEIO DA PEDAGOGIA DO ESPORTE

Mesaque Silva Correia

Resumo


O referido estudo ensaístico tem como objetivo suscitar junto aos profissionais da área da Educação Física Escolar algumas reflexões inerentes à possibilidade de existir um processo de empowerment de professores e alunos por meio da pedagogia do esporte. Uma vez que a prática do esporte, por sua função incontestável no seio da escola, necessita superar o processo esportivo reprodutor e apoiar-se em uma concepção que insira o movimento humano no mundo vivido do educando e o problematize de forma contextualizada para se tornar significativo e, por extensão, uma via de acesso à conscientização social, política e corporal dos alunos.  Para tanto, busca apoiar-se em um arcabouço teórico que de forma que possibilita pensar o ensino dos esportes para além das linhas da quadra e das regras do jogo, mas como um conteúdo que pode auxiliar no desenvolvimento social, moral e cognitivo dos alunos.

 


Palavras-chave


Esporte; Empowerment; Alunos-Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2020.33990

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil  

Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540