MEMES, RACISMO E EDUCAÇÃO, OU POR QUE OS MEMES DA TAÍS ARAÚJO IMPORTAM

Autores

  • Leonardo Fraga Cardoso Junior Universidade Tiradentes
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.33878

Palavras-chave:

Educação. Cultura digital. Produção Discursiva.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância dos memes de redes sociais digitais na Cibercultura e como eles favorecem a reprodução de discursos racistas na internet. Para isso,   tomou-se como objeto o caso dos memes racistas que tencionam o debate sobre racismo a partir da fala da atriz brasileira Taís Araújo em uma edição do TEDx Brasil. A produção de memes articuladas a este caso específico, insere os usuários no debate sobre preconceito social e racial no Brasil a partir de uma fala própria que se expande na rede, especialmente permeada pelo humor e pela sátira de cada meme, mas é ampliada a partir do contexto ético e moral que toma a repercussão. Utiliza-se como método a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Ao final, evidencia-se que os memes racistas presentes nas redes sociais fortalecem o racismo no debate público, visto que ampliam por meio do conteúdo irônico e superficial deste memes propriamente, um discurso que não remete ao sentido original do fato, mas que ganha dimensões hiperbólicas em sentidos distintos na rede e na produção de sentidos e subjetividades dos indivíduos imersos na rede.

Biografia do Autor

Leonardo Fraga Cardoso Junior, Universidade Tiradentes

Estudante de graduação do Curso de Comunicação da Universidade Tiradentes - Hab. em Jornalismo.

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes (Bolsista Prosup/Capes). Mestre em Educação (UNIT).
Pesquisador e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura
(UNIT).

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.  Pós-doutorado em Educação – UERJ. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Cardoso Junior, L. F., de Jesus Oliveira, K. E., & Porto, C. de M. (2019). MEMES, RACISMO E EDUCAÇÃO, OU POR QUE OS MEMES DA TAÍS ARAÚJO IMPORTAM. Periferia, 11(2), 39–56. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.33878