UMA BREVE DESCRIÇÃO SOBRE A CIBERCULTURA DOS HUE BR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.33505Palavras-chave:
Cibercultura, identidade, hue br, redes sociais, zoeira.Resumo
A Internet é um espaço que há algum tempo tem promovido interações entre pessoas das mais diversas partes do mundo. Desse modo podem surgir questionamentos acerca dos comportamentos dos usuários dessa rede uma vez que provavelmente pertençam a culturas diferentes. Uma vez que essas variadas culturas entram em contato, é possível que haja uma hibridização delas ou até mesmo o surgimento de novas culturas em rede, que podem ser chamadas de ciberculturas (LÉVY, 2009). Assim, o objetivo do trabalho é analisar e descrever uma cultura específica, criada nesse espaço, chamada Hue br. A metodologia utilizada para se chegar ao objetivo é a pesquisa etnográfica, que permite boa interação com o grupo pesquisado. Como resultado verificou-se várias características dessa cibercultura, entre elas destaca-se a zoeira ou escárnio acima de qualquer outro objetivo. Os resultados apontam para uma construção da cibercultura a partir de resistências às imposições de jogadores de outras nacionalidades, principalmente relacionada ao idioma falado nos servidores de jogos online.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).