A INFLUÊNCIA DO PATRIARCADO JUNTO AS MULHERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS NA BAIXADA CUIABANA-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33321

Palavras-chave:

mulheres, comunidades tradicionais, território

Resumo

O Nedet (Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Baixada Cuiabana) da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) tem desenvolvido trabalho junto às mulheres do Território, contribuindo com a autonomia de mulheres que vivem em áreas rurais para que tenham renda e mais independência no ambiente familiar. Nesse sentido, temos feito Encontros de Mulheres dos Territórios Rurais e da Cidadania do Estado de Mato Grosso. Já foram organizados três eventos, um como evento paralelo ao SEMIEDU (Seminário de Educação da UFMT), em conjunto com grupos de pesquisa da UFMT e os outros dois nos espaços de Comunidades Tradicionais Camponesas.  O objetivo dos respectivos eventos foram expor para a comunidade acadêmica e à população, produções científico-culturais produzidas no âmbito dos Comitês de Mulheres dos Colegiados Rurais. Carece destaque que a criação e articulação do Comitê de Mulheres leva em conta o empoderamento das mulheres para que atuem no meio em que vivem da forma mais independente possível, sobretudo que se levantem contra a violência de gênero muito presente, sobretudo no campo, onde os meios de proteção são mais difíceis de chegar. Também é uma forma de contribuir com o conhecimento acerca do patriarcado, para que possam reivindicar um lugar de igualdade junto ao lar; assumir o espaço de decisão no lote rural; decidir no que investir com o dinheiro da produção e sobre os espaços de morada da comunidade rural, locais de convívio e bem viver.

Biografia do Autor

Lisanil Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica e Coordenadora do TCC do Curso de Pedagogia desde 2006. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos, com o título: Estudo da pedagogia da rua nas ações do Colegiado Territorial do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Sob a supervisão do professor Doutor Boaventura de Sousa Santos.

Waldineia Antunes Alcantara Ferreira, UNEMAT

Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Pereira, L. C. P., & Ferreira, W. A. A. (2018). A INFLUÊNCIA DO PATRIARCADO JUNTO AS MULHERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS NA BAIXADA CUIABANA-MT. Periferia, 10(2), 103–118. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33321