ENTREVISTA: PENSANDO A LACUNA ENTRE IGUALDADE DE GÊNERO E LIDERANÇA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33265Palavras-chave:
lacuna de gênero, igualdade, liderançaResumo
Com a globalização, a revolução tecnológica e digital e as oportunidades que elas trazem, o mundo do trabalho está mudando significativamente para as mulheres. Para reduzir o fosso entre os gêneros e garantir às mulheres, a autonomia econômica, modos de vida e rendimentos estáveis, novas políticas comerciais, impactos ambientais e a crescente informalidade do trabalho devem ser abordadas. A boa notícia é que os líderes podem melhorar a igualdade em seus negócios e colher as múltiplas recompensas da diversidade, se estiverem dispostos a falar a respeito. Esta entrevista com Abaida Mahmood, líder e educadora paquistanesa, que atua numa organização sem fins lucrativos examina as medidas que são fundamentais para garantir o empoderamento econômico das mulheres no mundo do trabalho em mudança. Estas incluem a redução das disparidades salariais entre homens e mulheres, que representam 24% no índice global, desafiando as barreiras que impedem as mulheres de progredir e garantindo políticas econômicas sensíveis ao gênero para a criação de emprego, implementando a redução da pobreza e assegurando sustentabilidade e crescimento. Abaida Mahmood é professora de inglês e instrutora em Londres. Liderou a organização de caridade Qurban & Surraya Educational Trust, em Lahore, Paquistão desde a sua fundação, em 2002, por seu pai. Como defensora de pessoas vulneráveis, seu trabalho fortaleceu e transformou as vidas de muitas jovens mulheres paquistanesas dependentes, que contribuem para membros da sociedade. Mahmood viaja muito e apresentou oficinas para estudantes e adultos internacionalmente. Como palestrante motivacional, seu trabalho inspirou muitas mulheres a assumir papéis de liderança. Seu conhecido workshop, "Modelos de liderança familiar para liderança feminina" é muito procurado e replicado por muitos educadoras em todo o mundo. Nesta entrevista, Elizabeth C. Reilly, professora e presidente de Liderança Educacional na Universidade Loyola Marymount, em Los Angeles, Califórnia, EUA, explora com a Sra. Mahmood os desafios e as oportunidades de promover a igualdade de gênero na liderança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).