EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEFICIÊNCIA: CENÁRIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE

Iván Carlos Curioso Vílchez

Resumo


Há uma falta de pesquisa no campo da educação especial sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual no espaço universitário. Este trabalho tem como objetivo identificar as características dos recursos e serviços disponíveis para o atendimento dos alunos com deficiência visual, em uma universidade privada em Lima, Peru. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas presenciais, com seis estudantes universitários com deficiência visual, para compreender melhor suas necessidades educativas. Os dados foram transcritos e, depois de uma análise de conteúdo, identificaram-se cinco categorias temáticas. Em um primeiro âmbito, destacam-se as dificuldades da gestão da universidade em relação à adaptação e digitalização dos textos acadêmicos. Em um segundo âmbito, percebe-se a falta de estratégias e técnicas para adequação das tarefas e avaliação pelos professores. Em um terceiro âmbito, menciona-se a carência de formação e capacitação dos funcionários e da comunidade universitária em relação às atitudes sociais para um atendimento adequado a esse grupo. Em um quarto âmbito, realçam-se os problemas de acessibilidade no campus universitário. Finalmente, destacaram-se algumas recomendações para a gestão universitária baseadas no monitoramento da inclusão. Conclui-se que as políticas dessa universidade, no campo da deficiência, ainda estão em construção e devem ser fiscalizadas, com base nas normas legais nacionais e internacionais.


Palavras-chave


educação especial; educação superior; estudantes universitários; deficiência visual; inclusão

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.28970

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil  

Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540