CONTRIBUIÇÕES DAS DIMENSÕES: ESPAÇO, TEMPO E SUJEITO, PARA PENSARMOS O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27488Palavras-chave:
identidade, tecnologia, espaço, tempo, sujeitoResumo
DOI: 10.12957/periferia.2016.27488
A intensificação da presença das novas tecnologias de comunicação e informação tem alterado significativamente as práticas e relações sociais no mundo contemporâneo, e é esse cenário que orienta a pesquisa de mestrado em curso, com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos aos usos de dispositivos móveis na sala de aula. Os questionamentos, feitos neste trabalho, têm como ponto de reflexão a produção cultural dos sujeitos em meio à tecnologia na sala de aula, que enseja práticas culturais com grandes implicações durante o momento da aula. A partir do uso de um ambiente virtual que é um território construído, fluido, imaginado e inventado. Entendo os sujeitos como produtores de cultura, e também como não possuidores de uma identidade fixa, imutável ou integral. Com isso, procuro discutir, investigar e problematizar sobre quem são os jovens/alunos do ensino médio normal do Instituto Estadual Sarah Kubitschek, localizado no bairro de Campo Grande, periferia do município do Rio de Janeiro e quais sentidos são - e podem ser - atribuídos aos usos do celular por ele, no momento da aula. Penso que estes não possuem uma identidade e cultura fixas, a partir das contribuições de Stuart Hall, mas que por transitarem por diversos espaçostempos, por estarem em contato com o meio global a todo o momento, por atuarem neste contexto de globalização, produzem cultura, estabelecem novas relações e desestabilizam o projeto ainda dado de escola, como formadora de um único aluno, e nesse caso como formadora de um mesmo modelo de professor.
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