CONTRIBUIÇÕES DAS DIMENSÕES: ESPAÇO, TEMPO E SUJEITO, PARA PENSARMOS O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Lhays Marinho da conceição Ferreira Universidade do estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27488

Palavras-chave:

identidade, tecnologia, espaço, tempo, sujeito

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.27488

A intensificação da presença das novas tecnologias de comunicação e informação tem alterado significativamente as práticas e relações sociais no mundo contemporâneo, e é esse cenário que orienta a pesquisa de mestrado em curso, com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos aos usos de dispositivos móveis na sala de aula. Os questionamentos, feitos neste trabalho, têm como ponto de reflexão a produção cultural dos sujeitos em meio à tecnologia na sala de aula, que enseja práticas culturais com grandes implicações durante o momento da aula. A partir do uso de um ambiente virtual que é um território construído, fluido, imaginado e inventado. Entendo os sujeitos como produtores de cultura, e também como não possuidores de uma identidade fixa, imutável ou integral. Com isso, procuro discutir, investigar e problematizar sobre quem são os jovens/alunos do ensino médio normal do Instituto Estadual Sarah Kubitschek, localizado no bairro de Campo Grande, periferia do município do Rio de Janeiro e quais sentidos são - e podem ser - atribuídos aos usos do celular por ele, no momento da aula. Penso que estes não possuem uma identidade e cultura fixas, a partir das contribuições de Stuart Hall, mas que por transitarem por diversos espaçostempos, por estarem em contato com o meio global a todo o momento, por atuarem neste contexto de globalização, produzem cultura, estabelecem novas relações e desestabilizam o projeto ainda dado de escola, como formadora de um único aluno, e nesse caso como formadora de um mesmo modelo de professor.

Biografia do Autor

Lhays Marinho da conceição Ferreira, Universidade do estado do Rio de Janeiro

Pedagoga pela universidade do estado do Rio de Janeiro, mestranda em educação, comunicação e periferias urbanas pela faculdade de educação da baixada fluminense, uerj.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Ferreira, L. M. da conceição. (2017). CONTRIBUIÇÕES DAS DIMENSÕES: ESPAÇO, TEMPO E SUJEITO, PARA PENSARMOS O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO. Periferia, 8(2), 127–152. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27488