PÓS-COLONIALISMO, EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA CRÍTICA LATINO-AMERICANA EM “ARIEL”, DE RODÓ

Autores

  • Raimundo Nonato de Pádua Câncio Universidade Federal do Pará
  • Andreson Carlos Elias Barbosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27343

Palavras-chave:

Rodó, educação, pós-colonialismo

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.27343

O objetivo deste artigo é analisar o pensamento sobre educação do escritor uruguaio José Enrique Rodó, que fez parte do movimento literário conhecido como “Geração Hispano-Americana de 98”, a partir de sua obra Ariel, publicada em 1900. Neste ensaio, é possível observar como este intelectual idealizou a constituição de uma identidade latino-americana em pleno modernismo hispano-americano. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que posiciona o literato dentre os intelectuais mais importantes de seu país, a partir das reflexões levantadas de combate à influência estadunidense, apresentada ostensivamente no ano de 1898. Em Ariel, Rodó demonstra a importância da educação na definição da cultura e da política de um povo, e delineia uma cultura latino-americana valorosa, altruísta, oposta ao utilitarismo frio, egoísta e estadunidense.

 

Biografia do Autor

Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Universidade Federal do Pará

Raimundo Nonato de Pádua Câncio. Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente faz Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”. Tem estudos sobre os PCN de Língua Portuguesa e formação do professor de Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Variação Linguística. Atualmente pesquisa na área da Educação Escolar Indígena, Pós-Colonialismo, decolonialidade e educação na América Latina.  Está vinculado ao Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano (PPGED/UFPA).

Andreson Carlos Elias Barbosa, Universidade Federal do Pará

Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano (ICED/UFPA).

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Câncio, R. N. de P., & Barbosa, A. C. E. (2017). PÓS-COLONIALISMO, EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA CRÍTICA LATINO-AMERICANA EM “ARIEL”, DE RODÓ. Periferia, 8(2), 21–44. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27343