FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: A REALIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FCAP/UPE

Arandi Maciel Campelo

Resumo


DOI: 10.12957/periferia.2015.18916

Este artigo trata das fases da formação docente, de professores que lecionam no Curso de Administração, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, unidade de ensino da Universidade de Pernambuco. O estudo objetivou identificar como se deu a formação docente dos professores que exercem suas atividades de ensino na instituição. Para tratar desse tema, utilizamos como referência básica os estudos de Mizukami (2008). Utilizamos a pesquisa qualitativa, com aplicação da entrevista semiestruturada e observação participante, 2009/2010. O estudo revelou que nenhum dos professores teve sua formação acadêmica voltada para o magistério superior, passando a exercer a prática de uma atividade profissional para a qual não tiveram nenhuma formação superior própria; nem intencionalidade para essa formação.


Palavras-chave


ensino superior; formação docente; saberes docentes; construção dos saberes docentes.

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2015.18916

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540