FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: A REALIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FCAP/UPE

Autores

  • Arandi Maciel Campelo Faculdade Metropolitana da Grande Recife

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2015.18916

Palavras-chave:

ensino superior, formação docente, saberes docentes, construção dos saberes docentes.

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2015.18916

Este artigo trata das fases da formação docente, de professores que lecionam no Curso de Administração, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, unidade de ensino da Universidade de Pernambuco. O estudo objetivou identificar como se deu a formação docente dos professores que exercem suas atividades de ensino na instituição. Para tratar desse tema, utilizamos como referência básica os estudos de Mizukami (2008). Utilizamos a pesquisa qualitativa, com aplicação da entrevista semiestruturada e observação participante, 2009/2010. O estudo revelou que nenhum dos professores teve sua formação acadêmica voltada para o magistério superior, passando a exercer a prática de uma atividade profissional para a qual não tiveram nenhuma formação superior própria; nem intencionalidade para essa formação.

Biografia do Autor

Arandi Maciel Campelo, Faculdade Metropolitana da Grande Recife

ARANDI MACIEL CAMPELO, pernambucano, natural de Recife, é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011); Mestre em Dirección y Organización de Hospitales y Servicios de Salud, pela Universidad Politécnica de Valencia (2002); Mestre em Planificación y Gestión Organizacional, pela Universidad Autónoma de Madrid (1998); Especialista em Marketing, pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - FCAP / Universidade de Pernambuco - UPE (1986); Administrador, pela FCAP/UPE (1985). É Professor universitário – extensão, graduação e pós-graduação -, desde 1986. É Consultor Organizacional desde 1984, nas áreas de Gestão de Pessoas, Sistemas Administrativos e Planejamento Organizacional, atuando nos setores público e privado. É autor dos livros: Administração de atividades no tempo: uma abordagem comportamental. 5ª. ed. (2014); Gestão de pessoas: compreendendo o comportamento humano nas organizações. 6ª. ed. (2014); Os saberes docentes construídos pelos professores e as práticas de ensino no curso superior de administração, (2012). É Presidente de Honra da FCAPex - Associação dos Ex-alunos da FCAP/UPE. É editor chefe da Revista ACTA Científica Metropolitana. Durante 29 anos de docência na FCAP/UPE, recebeu 58 HOMENAGENS de ALUNOS FORMANDOS, como Paraninfo e Professor Homenageado. Outras homenagens: VOTO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES - Câmara Municipal do Recife/1991; DIA DO ESTUDANTE - Centro de Integração Empresa Escola, CIEE/PE/ 1995; VOTO DE APLAUSOS PELA RECONDUÇÃO de Diretor da FCAP/UPE - Conselho Municipal de Educação do Recife/1997; VOTO DE LOUVOR - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UPE/2002; MEDALHA PERNAMBUCANA DE MÉRITO POLICIAL MILITAR/2004; PLEITO DE GRATIDÃO - Clube dos Oficiais de Pernambuco/2008; "ALUNO NOTÁVEL" - FCAP/UPE 2009; ATESTADO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA - Ministério Público Federal / Procuradoria Regional da República 5ª Região/2009; HOMENAGEM “Pela sua contribuição nos 20 anos de história” da FCAP Jr. Consultoria/2009; MEDALHA PERNAMBUCANA DE MÉRITO BOMBEIRO MILITAR/2010.

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Publicado

2017-02-10

Como Citar

Campelo, A. M. (2017). FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: A REALIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FCAP/UPE. Periferia, 7(2), 20–39. https://doi.org/10.12957/periferia.2015.18916