AS RELAÇÕES DE PODER NA E ENTRE A ESCOLA NORMAL E A CIDADE DE BELÉM DO PARÁ DE 1890 A 1920: A BELLE ÉPOQUE NA ESCOLA

Autores

  • Raimundo William Tavares Júnior Universidade da Amazônia Secretaria de Estado de Educação do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17265

Palavras-chave:

Escola normal, educação, modernização, cidade de Belém do Pará, Belle Époque.

Resumo

Raimundo William Tavares Júnior

DOI: 10.12957/periferia.2014.17265

 

O objeto desse artigo são as relações entre a Escola Normal e a cidade de Belém entre 1890 e 1920 durante um forte processo de modernização. Quais os tipos de confronto e negociação entre seu currículo e regulamento, espelhando um ideal de vida civilizado e disciplinado com seus diversos sujeitos como funcionários, alunos e professores? Que tipo de relações a escola é obrigada a ter com outras esferas governamentais para defender seus interesses corporativos?

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Júnior, R. W. T. (2015). AS RELAÇÕES DE PODER NA E ENTRE A ESCOLA NORMAL E A CIDADE DE BELÉM DO PARÁ DE 1890 A 1920: A BELLE ÉPOQUE NA ESCOLA. Periferia, 6(2), 18–40. https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17265