REDES EDUCATIVAS NAS TRAJETÓRIAS DAS VIDAS DE AŞÉ

Autores

  • Marta Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17248

Palavras-chave:

Educação, redes educativas, candomblé

Resumo

Este artigo é fragmento da pesquisa realizada em um terreiro de candomblé localizado na Baixada Fluminense. Partindo do processo de construção do que chamo cadernos/diários de crianças e adolescentes praticantes da religião, analiso esses processos com base nos registros escritos e seu repasse dentro do terreiro de candomblé, onde fazem parte do cotidiano, sendo desdobramento de uma prática pouco comum nos espaços de religiosidade afrodescendente. Neste artigo, especificamente, procuro refletir sobre a trajetória da liderança religiosa desse espaço, a pessoa que incentiva a escrita desses cadernos/diários e auxilia na sua construção ritualística, repassando, ressignificando saberes construídos durante o seu fazer cotidiano na religião e nos demais espaços que o constituem.

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Ferreira, M. (2015). REDES EDUCATIVAS NAS TRAJETÓRIAS DAS VIDAS DE AŞÉ. Periferia, 6(1), 75–86. https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17248