Chamada para Dossiê - APRENDENDO-ENSINANDO POR MEIO DA CONVERSAÇÃO ONLINE

CHAMADA DOSSIÊ: APRENDENDO-ENSINANDO POR MEIO DA CONVERSAÇÃO ONLINE

Esse dossiê emerge do desejo de aprofundar as discussões sobre a importância da conversação online nos processos formativos do presente. Essa discussão já começou a ser travada há décadas na Educação, tendo sido abordada por teóricos como Paulo Freire e Bakhtin, entre outros. Outras áreas também se debruçam sobre essa questão, como Cibercultura, Comunicação Mediada por Computador, Estudos Culturais, Psicologia entre tantas outras. Em especial, com o ensino remoto, a conversação online ficou em mais evidência e muitos professores se frustraram porque muitas/os estudantes não ligavam a câmera e não participavam das discussões por videoconferência; algumas/uns professoras/es seguiram com aulas expositivas sem tentar estabelecer uma conversação genuína com as/os estudantes. Afinal, qual a importância da conversação online para o processo de aprendizagem? Como efetiva-la em múltiplos contextos formativos e modalidades (educação híbrida, ensino remoto, EAD, educação presencial)? Com que intencionalidade pedagógica? Que métodos/dinâmicas conversacionais empregar? Por quais meios computacionais? Como avaliar seus efeitos e adequação? Com este dossiê, esperamos aprofundar as discussões sobre a conversação online, trazendo diferentes pontos de vista, de múltiplos pressupostos teórico-epistemológicos e de diversas áreas do conhecimento.

Prazo para o envio do artigo: 31/05/2022.

Pazo prorrogado até: 20/07/2022.


Organizadores:

Prof. Dr. Felipe Carvalho (UERJ)

Prof.ª Dra. Edméa Santos (UFRRJ)

Prof. Dr. Mariano Pimentel (UNIRIO)

Normas de Submissão e Template disponíveis no cabeçalho da página.