O PROFESSOR COMO INIMIGO: análise discursiva sobre disputas em torno da “ideologia de gênero” na escola

Marcela Rodrigues Santos, Ezequiel Martins Ferreira

Resumo


Este texto busca compreender como os discursos em torno da “ideologia de gênero” constroem a figura do professor. Para tanto, empreende-se uma análise de caráter discursivo, baseada nos pressupostos da teoria bakhtiniana, sobretudo acerca das noções de dialogismo e polêmica. De modo a sistematizar essa análise, utiliza-se a proposta metodológica de Costa-Hüber (2017), inspirada em Bakhtin, que visa compreender a disposição dos elementos verbais e extraverbais que constituem os textos-enunciados. O material empírico analisado é uma matéria publicada no Jornal Cidade Online, em fevereiro de 2022. A partir da discussão e análise, conclui-se que a figura do professor ocupa, no imaginário social, o lugar de potencial inimigo, que precisa estar sempre sob vigilância. Entende-se que tal construção corresponde a um discurso mais amplo sobre a valorização negativa do professor.


Palavras-chave


ideologia de gênero; discurso; professor; Bakhtin.

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DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.70052

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ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


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