O PROFESSOR COMO INIMIGO: análise discursiva sobre disputas em torno da “ideologia de gênero” na escola

Autores

  • Marcela Rodrigues Santos UEG
  • Ezequiel Martins Ferreira UFG

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.70052

Palavras-chave:

ideologia de gênero, discurso, professor, Bakhtin.

Resumo

Este texto busca compreender como os discursos em torno da “ideologia de gênero” constroem a figura do professor. Para tanto, empreende-se uma análise de caráter discursivo, baseada nos pressupostos da teoria bakhtiniana, sobretudo acerca das noções de dialogismo e polêmica. De modo a sistematizar essa análise, utiliza-se a proposta metodológica de Costa-Hüber (2017), inspirada em Bakhtin, que visa compreender a disposição dos elementos verbais e extraverbais que constituem os textos-enunciados. O material empírico analisado é uma matéria publicada no Jornal Cidade Online, em fevereiro de 2022. A partir da discussão e análise, conclui-se que a figura do professor ocupa, no imaginário social, o lugar de potencial inimigo, que precisa estar sempre sob vigilância. Entende-se que tal construção corresponde a um discurso mais amplo sobre a valorização negativa do professor.

Biografia do Autor

Marcela Rodrigues Santos, UEG

Mestranda em Educação (UEG). Possui Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Brasileira de Cultura e Educação (2018) e Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Faculdade Araguaia-GO (2012), licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007) e graduação em Pedagogia, na modalidade de licenciatura plena pela Fundação Antares de Ensino Superior - FAESPE (2012). Atuou como professora de Língua Portuguesa no Colégio Integrado de Educação Moderna 2006-2014), como professora de Língua Portuguesa na Instituição SESC Cidadania (2014-2020), como Assessora Pedagógica na editora Saraiva e como professora de Língua Portuguesa no Colégio WRJ. Atualmente atua como coordenadora pedagógica na Secretária Municipal de Educação e Esporte de Goiânia. E-mail: proflppt@gmail.com

Ezequiel Martins Ferreira, UFG

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2016), graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (2019) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, pesquisador da Universidade Federal de Goiás e psicólogo clínico - Psicologia Clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, inconsciente, desenvolvimento humano, teoria e metodologia e psicanálise.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Santos, M. R., & Ferreira, E. M. (2023). O PROFESSOR COMO INIMIGO: análise discursiva sobre disputas em torno da “ideologia de gênero” na escola. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(40), 64–79. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.70052