ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE “O PHAROL”
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65271Palabras clave:
Estudos de língua, Argumentação, DiscursoResumen
O presente artigo objetiva analisar estratégias argumentativas utilizadas pelo jornal “O Pharol”, na construção de sua imagem de veículo da imprensa a serviço dos interesses do povo, do progresso de Petrolina – PE. O corpus é constituído de dois textos publicados pelo jornal “O Pharol”, em décadas diferentes do século XX. O aporte teórico é oriundo da Retórica aristotélica (ARISTÓTELES, 2005), da Nova Retórica (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 2005) e dos consequentes estudos da argumentação vinculados à produção dos discursos (FIORIN, 2015; SOUZA et al, 2016; COSTA, 2020). Os resultados apontam para a elaboração de teses em conformidade com a imagem, considerando a perspectiva do éthos aristotélico, assumida pelo periódico perante seu auditório. Quanto às técnicas argumentativas utilizadas, verifica-se uma maior recorrência a argumentos baseados na estrutura do real, seguidos de argumentos quase-lógicos, manejados para o êxito das intenções do orador.
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