ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE “O PHAROL”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65271

Palavras-chave:

Estudos de língua, Argumentação, Discurso

Resumo

O presente artigo objetiva analisar estratégias argumentativas utilizadas pelo jornal “O Pharol”, na construção de sua imagem de veículo da imprensa a serviço dos interesses do povo, do progresso de Petrolina – PE. O corpus é constituído de dois textos publicados pelo jornal “O Pharol”, em décadas diferentes do século XX. O aporte teórico é oriundo da Retórica aristotélica (ARISTÓTELES, 2005), da Nova Retórica (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 2005) e dos consequentes estudos da argumentação vinculados à produção dos discursos (FIORIN, 2015; SOUZA et al, 2016; COSTA, 2020). Os resultados apontam para a elaboração de teses em conformidade com a imagem, considerando a perspectiva do éthos aristotélico, assumida pelo periódico perante seu auditório. Quanto às técnicas argumentativas utilizadas, verifica-se uma maior recorrência a argumentos baseados na estrutura do real, seguidos de argumentos quase-lógicos, manejados para o êxito das intenções do orador.

Biografia do Autor

Romana de Fátima Macedo Gomes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Possui Graduação em Letras e Especialização em Programação do Ensino de Língua Portuguesa, ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE).  Mestra em Educação e Cultura, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - DCH III), é, atualmente, doutoranda em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN), Campus Pau dos Ferros - RN, no qual integra a linha de pesquisa Discurso, Memória e Identidade, tendo, como seu orientador, o Professor Dr. Gilton Sampaio de Souza. É membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e, profissionalmente, atua nos ensinos técnico, tecnológico e superior, como docente efetiva do Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e da Autarquia Educacional Vale do Sâo Francisco/Faculdade de Petrolina (AEVASF-FACAPE).

Rosa Leite da Costa, Universidade do estado do Rio Grande do Norte – UERN

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), especialização em Linguística Aplicada (2005), Mestrado acadêmico em Letras, PPGL/UERN (2010) e Doutorado em Letras (2020), pelo
mesmo programa. Desde 2008, é professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Departamento de Letras Vernáculas do Campus de Pau dos Ferros, e integra o Programa de Pós-graduação em Letras -
PPGL/UERN, como professora efetiva desde 2021. Atua principalmente nos temas argumentação, estilística e morfossintaxe, na graduação. Na pós-graduação, integra a linha de pesquisa Discurso, Memória e Identidade, com
interesse em orientar trabalhos que se respaldem na Nova Retórica (NR) como teoria principal. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET).

Gilton Sampaio Souza, Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Ex-diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Professor e pesquisador. Linguista de formação e atuação, é graduado em Letras (Pau dos Ferros) e especialista em Didática do
Ensino Superior (Mossoró), ambos pela UERN. Mestre em Linguística Aplicada (Estudos da Linguagem) pela UFRN (Natal) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Araraquara). Tem Pós-Doutorado em Estudos
Comparados - Português/Francês pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, na França. Pertence ao quadro efetivo de servidores da UERN, como professor adjunto IV, na área de Linguística. Está cedido ao Governo do Estado
do RN desde 26 de fevereiro de 2019 para atuar na FAPERN. É docente permanente do PPGL/UERN, Mestrado e Doutorado acadêmicos em Letras, desde 2007, ano de criação e aprovação do Programa na CAPES. Atuou como
docente permanente do: (i) PROFLETRAS (Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional) Unidade Pau dos Ferros, de 2013 a 2019, e do (ii) PPGE/UERN (Programa de Pós-Graduação em Ensino), mestrado acadêmico, de 2013 a 2018. Tem experiências em Gestão Universitária e Acadêmico-Científicas (em diferentes níveis), tendo sido Diretor do Campus da UERN Pau dos Ferros por dois mandatos, de 2007 a 2011 e de 2012 a 2016, e atuado, em épocas e mandatos diferentes, como Chefe do Departamento de Letras, Coordenador de Especializações em Linguística Aplicada e outras, Coordenador e Vice-Coordenador do PPGL/UERN e Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN). Ex-líder e membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território (GPECT), certificados pelo CNPq, tem publicações em livros e em artigos em periódicos na grande área de Linguística, com ênfase nas subáreas de Argumentação e Retórica; Memória, Cultural Local e Identidade; Ensino de Línguas e Estudos do Discurso e do Texto. É filiado a diferentes associações científicas, com destaque para ANPOLL, ABRALIN, GELNE e AINPGP.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Macedo Gomes, R. de F., Leite da Costa, R., & Sampaio Souza, G. (2023). ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE “O PHAROL”. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(40), 43–63. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65271