FORMAS DE TRATAMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: A CORTESIA VERBAL NO VIÉS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62075

Palavras-chave:

Formas de Tratamento, Cortesia Verbal, Ensino da Língua Portuguesa.

Resumo

Este estudo tece algumas reflexões em torno do ensino de língua portuguesa nas formas de tratamento na perspectiva da cortesia verbal e outras formas nominais como a função de sujeito e a função de vocativo. Os usos dos termos: você, tu, vós, o senhor, a senhora, prezado cliente, caro colega, companheiro, doutor, senhores, gente, galera, são expressões de tratamento vistas na gramática como termos que se aproximam do falante, seja na oralidade, seja na escrita, ganhando uma proporção heterogênea no uso da linguagem para expressar a cortesia verbal como uma condição de interação para atividade na vida social. Para o estudo da cortesia verbal como formas de tratamento, recorremos ao romance “A Moreninha”, do escritor Joaquim Manoel de Macedo. Consideramos que as relações sociais apresentam de maneira significativa e singela as formas de tratamento que por elas são expressas e interagidas de acordo com o contexto de seus usos.   

Biografia do Autor

Izilene Leandro Silva, UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português/Espanhol e Literaturas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2002). É professor efetivo (2011) da educação básica da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT), é lotada e atua como professora de Português/Espanhol e inglês (2007) na Escola Estadual Gov. Julio Strubing Muller na cidade de Várzea Grande=MT. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna, professora de português, inglês e espanhol, ensino-aprendizagem de leitura e de escrita.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Silva, I. L. (2022). FORMAS DE TRATAMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: A CORTESIA VERBAL NO VIÉS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 94–110. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62075