TECNOLOGIA DIGITAL E A BNCC NO CONTEXTO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: NOVAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61800

Palavras-chave:

Tecnologia digital, Ensino de Língua Inglesa, Educação Infantil, BNCC.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a proposição de um Plano Anual de Ensino com temas e atividades baseadas nas competências estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com foco no desenvolvimento de letramento digital para crianças da segunda etapa do Ensino Infantil, no contexto de Língua Inglesa. Por meio de revisão de literatura, busca-se refletir e trazer contribuições sobre a prática docente atrelada à tecnologia digital, aos multiletramentos, à formação continuada de professores, e à importância de reconhecer o Inglês como língua franca, sob a perspectiva comunicativa. Os resultados apontam que nem sempre uma infraestrutura tecnológica adequada garante a exploração dos recursos digitais, já que são necessários processos formativos que possibilitem a reflexão sobre o ensino de Língua Inglesa na educação infantil.

 

Biografia do Autor

Adriana Jesuíno Francisco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FCT/Unesp.

Mestranda em Educação (Unesp/Presidente Prudente). Licenciatura em Letras e Pedagogia. Vinculada ao Grupo de Pesquisa e Avaliação Centro de Políticas Educacionais (GAPE), e Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ).

Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FCT/Unesp.

Mestrado e doutorado em Letras. Docente e pesquisadora em RDIDP na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, câmpus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" .

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Francisco, A. J., & Parisotto, A. L. V. (2022). TECNOLOGIA DIGITAL E A BNCC NO CONTEXTO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: NOVAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 232–254. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61800