MULTILETRAMENTOS: O POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61637Palavras-chave:
Multiletramentos, Relações interdiscursivas, Língua Portuguesa.Resumo
Objetiva-se realizar a partir da temática do êxodo uma leitura interdiscursiva, considerando diferentes textos-enunciados, a fim de desenvolver uma análise do potencial pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para as análises e discussões, embasa-se teórico-metodologicamente na Análise Dialógica do Discurso - ADD (BAKHTIN, 1992 [1929]; 2003 [1979]); (FIORIN, 2006) e nos Multiletramentos (ROJO, 2013; 2017), além dos documentos parametrizadores da educação como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Referencial Curricular do Paraná – RCPR (2018). Como resultados, destaca-se o potencial dos textos- enunciados multiculturais e multimodais como instrumentos formativos, que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de multiletramentos.
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