MULTILETRAMENTOS: O POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61637

Palavras-chave:

Multiletramentos, Relações interdiscursivas, Língua Portuguesa.

Resumo

Objetiva-se realizar a partir da temática do êxodo uma leitura interdiscursiva, considerando diferentes textos-enunciados, a fim de desenvolver uma análise do potencial pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para as análises e discussões, embasa-se teórico-metodologicamente na Análise Dialógica do Discurso - ADD (BAKHTIN, 1992 [1929]; 2003 [1979]); (FIORIN, 2006) e nos Multiletramentos (ROJO, 2013; 2017), além dos documentos parametrizadores da educação como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Referencial Curricular do Paraná – RCPR (2018). Como resultados, destaca-se o potencial dos textos- enunciados multiculturais e multimodais como instrumentos formativos, que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de multiletramentos.

Biografia do Autor

PAMELA TAIS CLEIN CAPELIN, Unioeste

Pamela Tais Clein CapelinMestranda em Letras Linguística - UNIOESTE.Especialista em Alfabetização e Letramento; Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação;  Literatura Brasileira - UNINA.Graduada em Letras Português e Espanhol - UFFS.Lattes: http://lattes.cnpq.br/9189837131409957

 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4348-4191ResearcherID: https://publons.com/researcher/4234009/pamela-tais-clein-capelin/

Gabriel Fischer Lottermann, Unioeste

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR, bolsa CAPES. gabriel.lottermann@unioeste.br.

Greice da Silva Castela

Pós-Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Senso em Letras (PROFLETRAS e PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). greicecastela@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

CAPELIN, P. T. C., Lottermann, G. F., & Castela, G. da S. (2022). MULTILETRAMENTOS: O POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 214–231. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61637