“TIA, É PRA LER OU SÓ PRA OLHAR AS FIGURAS?”: UMA ANÁLISE SOBRE GÊNEROS MULTIMODAIS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60115

Palavras-chave:

Gêneros Multimodais. Livro Didático. Leitura.

Resumo

O presente texto objetiva analisar o trabalho com os gêneros discursivos multimodais nos anos iniciais de escolarização, a partir do uso do Livro Didático de Língua Portuguesa em sala de aula, visando compreender as propostas que este material apresenta em relação a esses gêneros enquanto objeto de ensino e de aprendizagem da linguagem. Este se caracteriza pela utilização de multisemioses em sua constituição, ou seja, o uso de mais de um modo semiótico de linguagem (texto escrito, imagem, vídeo, áudio, entre outros).  O percurso metodológico que organiza os dados e constitui as análises deste artigo está assentado, prioritariamente, na pesquisa documental, tendo uma perspectiva de abordagem quantitativa e qualitativa direcionada à estruturação e leitura dos dados extraídos dos cinco volumes da coleção Ápis da Editora Ática, referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental – objetos de estudo deste artigo. Tais documentos foram enviados às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para serem utilizados nos anos letivos de 2019 a 2022; escritos pelas autoras Ana Trinconi, Terezinha Bertin e Vera Marchesi, esses materiais foram os escolhidos pela maioria das escolas da rede estadual de ensino de Rondonópolis/MT que atendem a essa etapa de ensino e se mostram, muitas vezes, como único material de acesso dos alunos de baixa renda.   

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Costa, A., & FREITAS PEREIRA DA SILVA, C. (2022). “TIA, É PRA LER OU SÓ PRA OLHAR AS FIGURAS?”: UMA ANÁLISE SOBRE GÊNEROS MULTIMODAIS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 137–166. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60115